Publicado em 25/01/2019 às 13:12, Atualizado em 25/01/2019 às 16:13

Reinaldo propõe criação da Central de Compras de insumos e medicamentos

Ele sugeriu a ideia ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Clodoaldo Silva, de Brasília,
Cb image default

Reinaldo com o ministro Mandetta (Foto: Ministério da Saúde)

Com objetivo de reduzir os custos na área da saúde sul-mato-grossense, o governador Reinaldo Azambuja apresentou na noite de ontem (24.1) ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a proposta de que a pasta crie uma Central de Compras Nacional de materiais a serem usados pelos Estados e municípios.

O gestor estadual solicitou aumento de recursos para as secretarias municipais de saúde do Estado, bem como “os recursos que nós temos das emendas e a suspensão da cláusula suspensiva da ampliação do Hospital Regional”, enfatizou Reinaldo Azambuja, emendando que também solicitou os equipamentos dos hospitais regionais de Três Lagoas e Grande Dourados. “Será para o ano que vem, mas temos que começar preparando antecipadamente os projetos. O ministro Mandetta pediu pra elencar todo o rol de equipamentos que precisamos e as parcerias”, disse.

Outro assunto tratado na reunião foi a criação de Central de Compras Nacional pelo ministério. “Apresentamos a ele (Mandetta) uma proposta que não é de Mato Grosso do Sul, mas de todos os estados para que possa analisar a adoção das atas de compra nacional de insumos, órteses, próteses e medicamentos. Estas atas do ministério que poderiam ter adesão dos Estados iriam baratear custos. Ele (ministro) ficou de analisar com a procuradoria jurídica a possibilidade de o próprio ministério organizar este sistema, que funcionaria como Central de Compras Nacional, sendo que os estados poderiam aderir estas atas e reduzissem seus custos na área de saúde”, explicou Reinaldo Azambuja.

Acompanharam o governador na reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o senador Pedro Chaves; e o deputado federal eleito Beto Pereira.