Buscar

Reinaldo quer sociedade envolvida no combate a exploração sexual

Governador lança a campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Cb image default
Divulgação

Ao lançar a campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o governador Reinaldo Azambuja afirmou que é necessário o envolvimento de toda a sociedade na proteção dos jovens.

“O que mais nos assusta é que 80% dos abusos são cometidos dentro do lar da vítima”, disse o governante, classificando a situação como degradante.

Dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) revelam que Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de casos registrados de estupros de crianças e adolescentes. De 1º de janeiro até o dia 10 de abril de 2019, a DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) registrou 141 crimes, sendo nove tentativas de estupro, 10 violências doméstica e 122 estupros.

“É um dado alarmante, que preocupa. Mas, ao mesmo tempo, mostra que as instituições estão funcionando e que isso está sendo apurado e coibido”, comentou Reinaldo Azambuja. Segundo ele, o Governo do Estado tem atuado em conjunto com organizações da sociedade civil organizada para “despertar” o conhecimento e o hábito da denúncia. “Levando para dentro das escolas, trabalhando material pedagógico, para a criança entender que abuso não é algo normal”, explicou.

Maio Laranja

Durante o mês de maio serão promovidas atividades para conscientização, prevenção e orientação sobre as formas de abusos contra crianças e adolescentes. Os objetivos da campanha são: dar publicidade para que se denuncie a violência e orientar os jovens sobre o que é abuso, como prevenir e denunciar este tipo de crime.

A campanha será divulgada por meio de diversos veículos de comunicação e mídias (online e offline).

Serão realizadas diversas ações em todo o Estado, como palestras e capacitações nas escolas, voltadas para os profissionais de educação, pré-adolescentes e adolescentes; distribuição de material publicitário em prédios públicos, avenidas, igrejas, escolas e etc; será disponibilizado conteúdo digital com linguagem apropriada para crianças pequenas, adolescentes e vídeo-aula para qualquer adulto que tenha interesse em adquirir conhecimento e defender a causa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.