Publicado em 14/03/2021 às 14:16, Atualizado em 14/03/2021 às 18:21

Saiba o que muda a partir deste domingo em Mato Grosso do Sul

Decreto com novas restrições foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado

redação com , Aletheya Alves/CAMPO GRANDE NEWS
Cb image default
 Comercio em Campo Grande

Neste domingo (14) entram em vigor as novas restrições determinadas pelo governo de Mato Grosso do Sul. Contra a covid-19, o decreto estadual define normas de funcionamento para estabelecimentos.

Com regime específico para os finais de semana, neste domingo é necessário estar atento para três horários diferentes. Das 5h até às 16h, as atividades e serviços que não são classificados como essenciais podem funcionar. Assim, comércio de modo geral, restaurantes, bares, shoppings e qualquer outra atividade não listada como essencial devem fechar mais cedo.

 Já entre 16h e 20h, apenas os 63 setores considerados essenciais podem manter as portas abertas (confira a lista completa no final da reportagem). Entre eles estão igrejas, transporte coletivo, jornais, oficinas mecânicas e parques públicos. Porém, o principal espaço verde da cidade também resolveu fechar antes. O Parque da Nações Indígenas fecha os portões às 16h.

Quando o novo toque de recolher tem início, às 20h, os setores permitidos se restringem. Só podem continuar abertos ao público mercados e similares, exceto conveniências, mas é permitida apenas a entrada de uma pessoa por família.

Dentro do toque de recolher também funcionam serviços de saúde, transporte, farmácias/drogarias, alimentação por delivery e postos de gasolina.

Antecipando horário - Como vai ter de fechar às 16h durante os fins de semana, os shoppings resolveram definir novos horários para atendimento. No Shopping Campo Grande, que no domingo abria 12h, o horário hoje será das 10h às 16h. Após esse período, o sistema delivery e drive-thru continuam, além da Praça de Alimentação.

No Shopping Norte Sul, as lojas âncoras como Casas Bahia, Magazine Luiza, Renner, Riachuelo, C&A, Lojas Americanas, Pernambucanas, Avenida e Marisa também abrem das 10h até 16h. Na unidade, os restaurantes vão atender por delivery depois das 16h e seguem com entregas até 21h aos domingos.