Buscar

Austrália: Primeiro país a oferecer serviço de aborto por telefone

Este tornou-se no primeiro país a oferecer um serviço de aborto por telefone.

Cb image default
Divulgação

O mundo recebe fortes transformações sociais todos os dias e muitas dessas novidades são servidas pela tecnologia. Exemplo disso é uma “inovação” que foi apresentada na Austrália. Este tornou-se no primeiro país a oferecer um serviço de aborto por telefone.

O serviço garante que as mulheres, que querem abortar, recebam um acesso legal a pílulas abortivas sem precisar consultar um médico presencialmente.

Estes serviços têm por base a facilidade de acesso, a conveniência, privacidade mas também a eficácia. Há inclusive estudos que dão conta que este método é seguro.

Como funciona?

Este é um serviço que tem por trás uma empresa privada, a Tabbot Foundation. Segundo informações, em 18 meses, mais de 1800 mulheres recorreram ao serviço para obter acesso a abortos sem a necessidade de uma consulta médica. Isso permitiu evitar um potencial estigma e julgamento de alguns profissionais de saúde, além de toda uma pressão social de manifestantes antiaborto que existem nos hospitais, clínicas e farmácias.

O funcionamento é simples, as mulheres ligam para um número e são encaminhadas para exames de ecografia e análises ao sangue. Depois, são avaliadas por telefone por um ginecologista ou médico clínico com experiência em planeamento familiar e, se necessário sob a lei estadual, também está disponível um psicólogo clínico.

Esta consulta custa 250 dólares. Depois, em casa, as pacientes recebem dois medicamentos abortivos, o mifepristone e o misoprostol, assim como antibióticos, analgésicos e medicamentos anti náusea.

Este tratamento é acompanhado de exames sanguíneos para monitorizar e confirmar que o término da gravidez foi bem-sucedido. Existe apoio médico 24 horas para que a paciente possa ser orientada durante todo o processo e em qualquer situação.

Aborto por telefone parece trazer mais benefícios

Segundo um estudo independente conduzido pela Universidade de Melbourne, realizada junto às primeiras 1000 mulheres que utilizaram o serviço, os resultaram mostraram que mais de 95% fizeram um aborto em casa sem complicações.

A responsável por esse estudo, Dra. Suzanne Belton, deu a conhecer que das 717 mulheres que tomaram as drogas fornecidas pela fundação, 82% tiveram um aborto normal confirmado, 15% das mulheres não puderam ser contactadas e duas mulheres (0,3%) ainda tinham gestações viáveis após tomar os medicamentos.

Vantagens do aborto por telefone

De forma geral, a análise mostrou que os abortos “por telefone” são muito seguros e eficazes para as mulheres australianas.

“Essencialmente, o atual sistema é discriminatório contra as mulheres e não faz sentido economicamente”, explicou a Dra. Belton, apontando os custos envolvidos com a interrupção cirúrgica, incluindo honorários de cirurgiões e anestesistas e uso de camas hospitalares.

Além disso, pouco mais de 40% das pacientes da Tabbot Foundation eram de grandes cidades, o que sugere que, mesmo quando abortos médicos são relativamente acessíveis, algumas mulheres ainda preferiam a opção telefónica.

Estamos assim, perante o uso de uma simples tecnologia, acessível de qualquer local, que permite que as mulheres tenham um melhor contacto do que na maioria dos serviços presenciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.