Buscar

Brasileira é morta por engano pela polícia em Lisboa

O carro em que ela estava foi confundido pelos policiais com o que foi usado por criminosos para assaltar um banco na cidade de Almada, a 12 km de Lisboa, onde o caso aconteceu

Cb image default
Divulgação

Uma mulher brasileira foi morta pela polícia de Portugal nessa quarta-feira (15) após o carro em que ela estava ser confundido com o que foi usado por criminosos para assaltar um banco na cidade de Almada, a 12 km de Lisboa, onde o caso aconteceu. A mulher de 36 anos foi identificada como Ivanice Carvalho da Costa.

De acordo com a imprensa portuguesa, os policiais não conseguiram acompanhar os criminosos que fugiam e, ao se depararem com um Renault Megane preto, próximo ao aeroporto de Lisboa, deram a ordem de parada ao veículo - que era semelhante ao usado pelos assaltantes.

O motorista, que é marido da vítima e não tinha carteira de habilitação, fugiu para não ser detido.

No momento da fuga, ainda segundo a imprensa local, os policiais atiraram cerca de 20 vezes contra o carro para tentar impedir o fugitivo. Um desses tiros acertou o pescoço da mulher, que estava no banco do passageiro.

A vítima ainda não foi oficialmente identificada. Essa foi a primeira morte causada pela polícia portuguesa em 2017.

Investigação

Nesta quinta-feira (16), sete policiais envolvidos no caso foram interrogados pela Polícia Judiciária. Desses, seis foram indiciados pela morte da brasileira.

De acordo o comunicado da Polícia de Segurança Pública, a mulher seguia num carro que não parou à ordem policial e o motorista tentou atropelar policiais que estavam na ocorrência.

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o Itamaraty, que disse não ter conhecimento do caso, e com a polícia portuguesa, que ainda não respondeu as mensagens da reportagem.

Veja abaixo a íntegra da nota da Embaixada do Brasil em Lisboa:

“A Embaixada tomou-se conhecimento, hoje, 16 de novembro, de que a pessoa morta em ação policial durante a madrugada de ontem, em Lisboa, era nacional brasileira. A Embaixada lamenta profundamente o ocorrido.

A família da vítima já entrou em contato com o Consulado Geral do Brasil em Lisboa, que prestará o apoio cabível.

A Embaixada acompanha atentamente o caso e aguarda novas informações a respeito do inquérito com vistas a determinar o curso de ação a ser tomado.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.