Buscar

Capacidade Nuclear Russa: Um Alerta para o Mundo

Capacidade nuclear russa pode destruir o mundo várias vezes

Cb image default
O presidente russo é o tomador de decisões final sobre o uso de armas nucleares russas, com a chamada maleta nuclear, ou "Cheget"

O presidente Vladimir Putin alertou o Ocidente na quarta-feira que a Rússia estava tecnicamente pronta para uma guerra nuclear e que se os Estados Unidos enviassem tropas para a Ucrânia, isso representaria uma escalada significativa do conflito.

De acordo com a Reuters, a Rússia, herdeira das armas nucleares da União Soviética, possui o maior estoque de ogivas nucleares do mundo. Cerca de 1.200 estão aposentadas, mas em grande parte intactas, enquanto aproximadamente 4.380 estão armazenadas para uso por lançadores estratégicos de longo alcance e forças nucleares táticas de curto alcance. Com esses números, Moscou teria a capacidade de destruir o mundo muitas vezes.

A doutrina nuclear russa estabelece as condições sob as quais um presidente russo consideraria o uso de armas nucleares, incluindo em resposta a um ataque usando armas nucleares ou outras armas de destruição em massa, ou ao uso de armas convencionais contra a Rússia "quando a própria existência do estado é ameaçada".

Os Estados Unidos afirmaram em sua Revisão da Postura Nuclear de 2022 que Rússia e China estavam expandindo e modernizando suas forças nucleares. Também expressaram a intenção de buscar uma abordagem baseada no controle de armas para evitar corridas armamentistas dispendiosas.

Putin indicou que a Rússia consideraria testar uma arma nuclear se os Estados Unidos o fizessem. No ano passado, ele assinou uma lei retirando a ratificação da Rússia do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

O presidente russo é o tomador de decisões final sobre o uso de armas nucleares russas, com a chamada maleta nuclear, ou "Cheget", sempre ao seu lado. O ministro da Defesa russo e o chefe do estado-maior geral também são considerados tendo acesso a essas maletas

Em último caso, Putin poderia ativar o sistema "Mão Morta" ou "Perimetr", onde computadores decidiriam o dia do juízo final, ordenando ataques nucleares de todo o vasto arsenal russo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.