Buscar

Doodle do Google homenageia a escritora Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir, precursora do feminismo, completaria 106 anos nesta quinta-feira

(Foto: Reprodução)

O Google homenageia com um doodle a escritora francesa Simone de Beauvoir, que completaria 106 anos nesta quinta-feira. A página inicial do Google mostra um desenho da escritora com a imagem do Le Café de Flore, local onde Beauvoir e o também escritor Jean-Paul Sartre se reuniam.

Simone de Beauvoir nasceu no dia 9 de janeiro de 1908, em Paris (França) e faleceu no dia 14 de abril de 1986, aos 78 anos, em Paris (França).

Anos mais tarde, ela estudou matemática no Instituto Sainte-Marie e depois cursou filosofia na Universidade de Paris. Em 1929 fez uma apresentação sobre Leibniz. Nesta época ela conheceu filósofos e escritores como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre.

Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia. Ao todo, Simone de Beauvoir lançou 21 livros, sendo que entre os mais famosos estão: A convidada (1943), O sangue dos outros (1944) e Os mandarins (1954), este último recebeu o Prêmio Goncourt.  Beauvoir foi uma das precursoras do movimento feminista.

Os doodles do GoogleO Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.