Buscar

‘Era a 1ª vez que saía para protestar’, diz irmão de miss morta na Venezuela

Génesis Carmona morreu após ser baleada nesta quarta em Valencia.Presidente venezuelano lamentou morte em rede nacional.

O irmão da miss que morreu nesta quarta-feira (19) na Venezuela após ser baleada em um protesto contra o governo disse nesta quinta-feira (20) em entrevista à emissora “CNN” que esta foi a primeira vez que a jovem saiu às ruas para participar das manifestações. Génesis Carmona tinha 22 anos e foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013.

“Era a primeira vez que saía às ruas para se manifestar. Ela decidiu sair, pela primeira vez em tanto tempo, e não merecia isso”, afirmou José Alberto Gil.

Ele contou que algumas autoridades foram ao hospital onde sua irmã morreu para dar apoio à família, mas disse que considera o ato “como uma palmada nas costas, não só por ela, mas pelas outras pessoas que seguem caindo.”

No mesmo dia da morte, o presidente Nicolas Maduro lamentou em rede nacional a morte da miss e afirmou que são realizadas investigações para determinar as responsabilidades. Ele adiantou que, segundo a balística já realizada, a jovem foi atingida pelas costas.

A jovem foi baleada na Avenida Cedeño, na cidade de Valencia, que fica no estado venezuelano de Carabobo. Ela participava de uma manifestação em apoio a Leopoldo López, que convocou os protestos e se entregou à polícia nesta terça.

A Venezuela vive um clima de tensão após vários dias de protestos, depois que distúrbios causaram três mortes e deixaram dezenas de feridos em uma manifestação estudantil na quarta-feira passada (12). Nesta semana, outras três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

O dirigente de oposição Leopoldo López, que tinha uma ordem de detenção contra si por causa desses incidentes, se entregou à Guarda Nacional (Polícia Militar) após liderar uma grande manifestação de oposição ao governo de Nicolás Maduro no leste da cidade.

O governo do presidente Maduro responsabiliza López pelos incidentes e culpou os Estados Unidos pela violência em Caracas e em outras cidades nos últimos dias.

Génesis Carmona é socorrida nesta terça-feira (18) após ser baleada em protesto em Valencia, na Venezuela (Foto: Mauricio Centeno-Notitarde/Reuters)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.