Buscar

FBI falha em quebrar criptografia do smartphone do atirador do Texas

Cb image default
AP

De acordo com um vídeo publicado ontem (7) pela NBC News em seu perfil oficial no Twitter, o FBI não conseguiu, até a presente data, quebrar a encriptação do smartphone de Devin Patrick Kelley, autor do massacre que deixou 26 mortos em igreja cristã em Sutherland Springs, Texas, disparando 450 tiros contra os fiéis que acompanhavam o culto no último domingo (5).

Embora o FBI tenha se posicionado de forma a não divulgar qual aparelho o atirador do Texas utilizava, segundo o relato publicado, para não incentivar mau-feitores a adquirir o smartphone que estava dando tanto trabalho à investigação forense, o Washigton Post publicou hoje que se trataria de um iPhone. O modelo utilizado por Kelley, entretanto, não foi divulgado.

Caso se trate mesmo de um iPhone, uma nova batalha judicial entre o FBI e a Apple pode ser aguardada nos tribunais estadunidenses. Uma disputa semelhante ocorreu durante a investigação de um ataque terrorista ocorrido em San Bernardino em 2016, quando a Apple se recusou a dar acessoao conteúdo do iPhone do terrorista ao FBI por considerar isso uma falha no sistema de segurança dos seus produtos. "Nós temos grande respeito pelos profissionais do FBI, e acreditamos que suas intenções são boas", disse o CEO Tim Cook, durante a batalha judicial entre FBI e Apple travada em 2016.

O agente especial do FBI que aparece no vídeo postado pela NBC News, Christopher Combs, afirmou ainda que os trabalhos para conseguir quebrar a encriptação continuarão até obter sucesso. "Podemos levar um dia, uma semana ou um mês, mas o FBI não vai parar até conseguir acesso ao conteúdo desse telefone", determinou Combs. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.