Buscar

Guerra chega ao 9º dia com usina tomada e mercado instável

Rússia e Ucrânia conversaram na 5ª feira (3.mar) e se comprometeram a criar corredores humanitários.

Cb image default

Usinar nuclear Zaporizhzhia em chamas após bombardeio russo ...

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/europa-em-guerra/guerra-chega-ao-9o-dia-com-usina-tomada-e-mercado-instavel/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

A invasão da Rússia à Ucrânia chega ao seu 9º dia nesta 6ª feira (4.mar.2022) com a informação da tomada da usina nuclear de Zaporizhzhia. Um prédio do complexo pegou fogo durante bombardeios. Segundo o serviço de emergência estatal ucraniano, as chamas foram apagadas e os níveis de radiação não foram afetados. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que controla a usina desde 28 de fevereiro e culpou os ucranianos pelo incêndio. Porta-voz do órgão declarou que o ataque desta 6ª feira foi “uma tentativa do regime nacionalista de Kiev de realizar uma provocação monstruosa”.

As forças russas controlam Kherson desde a noite de 4ª feira (2.mar). O porto da cidade fica no Mar Negro e é estrategicamente importante para a Ucrânia. Segundo o Guardian, a Rússia parece estar se movendo para isolar a Ucrânia do mar ao reivindicar a captura de Kherson e apertar o cerco de Mariupol. Na 2ª rodada de negociações em Belarus, na 5ª feira (3.mar), delegações russa e ucraniana concordaram com a criação de corredores humanitários para a retirada de civis. Os 2 países, no entanto, não chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo. Uma 3ª conversa deve ser marcada nos próximos dias.

MERCADO 

A guerra está afetando os mercados mundiais. Em consequência do incêndio da usina nuclear de Zaporizhzhia, as ações asiáticas caíram ao menor patamar em 16 meses, segundo a Reuters. O índice mais amplo da MSCI de ações da Ásia-Pacífico caiu 1,6%, para 585,5. As perdas acumuladas no ano já atingem 7%. 

O mercado de ações do Japão perdeu 2,5%; Coreia do Sul, 1,1%; China, 0,8%; Hong Kong, 2,5%; e Austrália, 0,6%. Os preços do petróleo também subiram. 

O QUE DISSE PUTIN 

Em pronunciamento na TV russa na 5ª feira (3.mar), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as tropas russas não querem atingir a população civil durante os ataques à Ucrânia. “Nosso dever é ajudar as vítimas dessa guerra que estão combatendo pela segurança do povo da Rússia”. O líder russo voltou a falar que “russos e ucranianos são o mesmo povo” e essa é uma convicção que ele “nunca” vai abandonar “mesmo quando o governo da Ucrânia está amedrontando a sua população com propaganda nacionalista”.

Segundo Putin, a “operação militar especial” é uma luta contra “neonazistas”. O presidente russo acusou “nacionalistas ucranianos” de usar sua população civil “como escudo humano” e de fazer estrangeiros de reféns. 

O QUE DISSE ZELENSKY 

Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista a jornalistas na 5ª feira (3.mar) que precisa falar com Putin para tentar um acordo de cessar-fogo. “Não é que eu queira falar com Putin, eu tenho que falar”, falou Zelensky. O chefe de Estado ucraniano reiterou que o mundo deve dialogar com o presidente russo porque “não há outra maneira de para essa guerra".

Zelensky também voltou a pedir maior engajamento de aliados ocidentais na defesa da integridade ucraniana. Ele alertou que o sucesso na capitulação de Kiev pode incentivar a Rússia a seguir em direção a vizinhos como Lituânia, Letônia e Estônia, chegando até o “Muro de Berlim“. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.