Buscar

Mulher confessa assassinato de menino encontrado em porta-malas na Espanha

Ana Julia Quezada disse que golpeou e asfixiou Gabriel Cruz, de 8 anos, depois que ele a agrediu. Corpo da criança, filho do companheiro de Quezada, foi encontrado no porta-malas do carro dela; menino estava desaparecido desde fevereiro.

Cb image default
Foto: Stringer/Twitter account of Guardia Civil /AFP

A dominicana Ana Julia Quezada confessou nesta terça-feira (13) em depoimento à polícia espanhola que matou o menino Gabriel Cruz, de 8 anos, que era filho de seu companheiro e em quem primeiro deu um golpe com o cabo de um machado durante uma discussão e depois o asfixiou, informaram à Agência Efe fontes da investigação.

Quezada, que foi detida no domingo, declarou aos policiais que Gabriel a agrediu e ela respondeu com uma pancada com o machado no mesmo dia em que foi dado o desaparecimento do garoto, no dia 27 de fevereiro em uma cidade da província de Almería, no sudeste da Espanha.

A autópsia, segundo fontes da investigação, mostrou sinais de que o menino morreu por estrangulamento. O juiz do caso proibiu a cremação do corpo caso sejam necessários mais exames.

O caso ganhou grande repercussão nacional, e dezenas de pessoas (às vezes mais de 200), entre profissionais e voluntários, participaram das buscas por Gabriel em um raio de até 12 quilômetros desde o lugar do desaparecimento.

O corpo do menino foi encontrado no domingo por agentes da Guarda Civil no porta-malas de um carro dirigido por Quezada. Ela era companheira do pai do menino, e embora colaborasse com o restante da família para determinar a localização de Gabriel, os investigadores passaram a suspeitar de sua atitude.

O garoto desapareceu após sair da casa de sua avó para ir à de outros familiares, a poucos metros de distância, na pequena cidade de Níjar (Almería).

A mulher era alvo da investigação policial desde o dia 3 de março, quando avisou aos agentes que tinha descoberto uma camiseta branca de Gabriel em uma área que já tinha sido periciada.

Quezada chegou em 1995 à Espanha, procedente da República Dominicana, junto com a filha mais velha, nascida no país caribenho. Posteriormente, ela se casou com um espanhol e teve outra filha. A mais velha faleceu em 1996 ao cair de uma janela do apartamento onde vivia, e o caso foi fechado considerando que houve morte acidental.

A polícia espanhola agora avalia com os investigadores daquele caso se ele deve ser reaberto, segundo fontes que participaram do processo de buscas por Gabriel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.