Publicado em 23/02/2021 às 14:37, Atualizado em 23/02/2021 às 18:40

Mulher de 'El Chapo' é presa nos Estados Unidos por tráfico de drogas

Emma Coronel, de 31 anos, foi presa no Aeroporto Internacional Dulles, no Norte da Virgínia.

Extra,
Cb image default
 Foto: KENA BETANCUR / AFP

A esposa do traficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi presa nos Estados Unidos nesta segunda-feira, dia 22, por seu suposto envolvimento no tráfico internacional de drogas, informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Emma Coronel, de 31 anos, que compareceu ao julgamento de seu marido há dois anos em Nova York, foi presa no Aeroporto Internacional Dulles, no Norte da Virgínia, e deve comparecer ao tribunal federal de Washington nesta terça-feira.

Coronel é acusada de conspiração para distribuir heroína, cocaína, maconha e metanfetamina para importação ilegal nos Estados Unidos. Além disso, essa ex-miss supostamente colaborou em dois complôs para ajudar Guzmán a escapar das prisões mexicanas, incluindo a fuga da prisão Altiplano, localizada em Almoloya de Juárez, em julho de 2015.

Guzmán foi condenado em fevereiro de 2019 em Nova York por tráfico de toneladas de drogas como líder do Cartel de Sinaloa, uma das maiores e mais violentas organizações criminosas do México.

Dois anos atrás, Emma compareceu quase todos os dias ao histórico julgamento de três meses de seu marido em Nova York, olhando e sorrindo para seu marido, então com 62 anos, do banco público.

As autoridades não permitiram que ela visitasse Chapo ou falasse com ele por telefone.

Durante o processo, houve momentos em que a mulher foi apresentada ao público como cúmplice de seu marido nos negócios e em uma de suas fugas.

Uma testemunha colaboradora, que foi o braço direito do ex-chefe do cartel de Sinaloa, disse que em 2014 e 2015, quando El Chapo estava na prisão de Altiplano, no México, ele passou mensagens por meio de Coronel — que o visitava na prisão — para seus cúmplices que planejavam sua fuga por um túnel de 1,5 km que levava ao chuveiro em sua cela.

Em outro momento do julgamento, a promotoria divulgou uma ligação interceptada entre Emma e El Chapo, na qual ela passou o telefone para seu pai, também traficante de drogas.

El Chapo então avisa seu sogro sobre a travessia de drogas na fronteira com os Estados Unidos.

"Meu nome foi citado várias vezes e exposto em dúvida (sic)", admitiu Coronel há dois anos, no final do julgamento. "Só posso dizer que não tenho nada do que me envergonhar. Não sou perfeita, mas me considero um bom ser humano que nunca fez mal a ninguém intencionalmente".

Em abril de 2019, Emma anunciou em seu perfil do Instagram o lançamento de uma linha de roupas inspirada no marido, denominada JGL, correspondente às iniciais do criminoso. À época, ela explicara que era seu objetivo "projetar seu estilo e o de Joaquín".

Emma, mãe de gêmeas de 9 anos que teve com El Chapo, até mesmo pediu que designers em começo de carreira entrassem em contato com ela através do advogado, Mariel Colón, um dos defensores de seu marido.

O julgamento do traficante, fã de camisetas com estampas, bonés e sapatos, durou três meses em um tribunal federal no Brooklyn. A camisa chamativa, com grandes arabescos e largas listras cinzas e azuis que vestia para sua entrevista clandestina em janeiro de 2016 com o ator americano Sean Penn, da marca de Los Angeles Barabas, esgotou quase imediatamente.