Buscar

Novo tipo de gripe suína está se espalhando entre porcos na China

Cientistas estão atentos para o surgimento de uma possível pandemia

Atentos para o surgimento de uma possível pandemia, os cientistas estão acompanhando de perto a evolução de doenças em animais. De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (29/06), mas que ainda não foi revisado pela comunidade científica, um novo tipo de gripe suína parece estar se desenvolvendo na China.

Pesquisadores da Universidade de Agricultura da China analisaram cerca de 30 mil amostras de porcos de 10 províncias do país coletadas entre 2011 e 2018 e outras mil de animais com sintomas respiratórios que estiveram no hospital veterinário da instituição.

Cb image default
Pexels

Foram identificados 179 tipos de influenza suína. A maioria dos porcos estava infectada com a variante conhecida como G4, uma mistura de vírus aviários encontrados na Europa e Ásia, o H1N1 responsável pela pandemia de 2009 e um H1N1 norte-americano com genes aviários, suínos e humanos. O G4 é o vírus que mais preocupa os pesquisadores, uma vez que humanos não têm nenhuma defesa contra ele.

“O vírus mostrou uma alta acentuada desde 2016 e é o genótipo predominante em circulação nos porcos que participaram da pesquisa”, afirmam os responsáveis pelo estudo. “É necessário fortalecer a vigilância”, dizem.

Por enquanto, o vírus não é capaz de infectar humanos de forma sustentada, mas há dois casos documentados de pessoas infectadas com o G4 e que não o transmitiram para nenhuma outra pessoa. Como precaução, os cientistas sugerem que se comece a pesquisar uma vacina para porcos e humanos contra o G4.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.