Buscar

Onda de saques e roubos deixa mortos em Córdoba, na Argentina

Segundo jornal local, homem de 85 anos morreu em assalto.Tumultos ocorreram durante protesto de policiais.

Um homem de 20 anos e outro de 85 morreram na madrugada desta quarta-feira (4) durante roubos e saques em meio a um protesto policial por aumentos salariais na província argentina de Córdoba, informaram jornais locais. Segundo o periódico La Nación, mais de cem pessoas ficaram feridas. A agência de notícias Associated Press informa que três pessoas morreram.

O governo do distrito com a segunda maior população do país (3,5 milhões de habitantes) suspendeu as aulas e os transportes públicos de forma preventiva.

Grupos de jovens, alguns em motocicletas, assaltaram e depredaram lojas e supermercados, aproveitando a falta de policiais. Os agentes reivindicam melhores salários e condições de trabalho, segundo um comunicado divulgado por um de seus advogados, Miguel Ortiz Pellegrini. Um site de um jornal local divulgou um mapa com os locais dos saques, veja aqui, em espanhol.

Quase 3.000 policias permaneciam aquartelados por iniciativa própria em Córdoba, que tem 22.000 oficiais.

Segundo o jornal Clarín, o jovem de 20 anos morreu na madrugada desta quarta, em um hospital, após ter sido baleado durante a onda de roubos. Outro homem de 85 anos teria passado mal e morrido no momento em que sua casa estava sendo assaltada.

Córdoba é uma província de rica produção agropecuária e industrial. A região recebe muitos turistas por seus vales, bosques e serras atravessadas por rios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.