Buscar

Pintar o Papa como se fosse o Superman é ofensivo, diz Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, o pontífice argentino falou sobre a idealização acerca de sua pessoa, o Papa Bento 16 e os projetos de mudança da Igreja

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira que não gosta que o idealizem, em uma longa entrevista ao jornal italiano Il Corriere della Serana qual assegurou que pintar o Papa como se fosse uma espécie de Superman, uma espécie de astro, soa ofensivo.

O pontífice argentino, que está prestes a celebrar seu primeiro ano de pontificado, ao ser interrogado sobre a franciscomania que foi desencadeada no mundo após sua eleição, no dia 13 de março de 2013, por seu estilo simples e direto, rejeitou a idealização.

Não gosto das interpretações ideológicas, de uma certa mitologia do papa Francisco(...) Sigmund Freud dizia, se não estou errado, que em toda idealização há uma agressão, afirmou.

Papa Francisco é cumprimentado pelo Papa emérito Bento 16 durante a cerimônia de nomeação de novos cardeais na Basílica de São Pedro, em 22 de fevereiroFoto: AFP Photo/Obsservatore Romano / AFP

Pintar o Papa como se fosse uma espécie de Superman, uma espécie de astro, é ofensivo. O Papa é um homem que ri, chora, dorme tranquilo e tem amigos como todos. É uma pessoa normal, acrescentou.

Na entrevista, publicada também de forma simultânea e exclusiva pelo jornal argentino La Nación, o primeiro pontífice latino-americano garante que combinou com o papa emérito Bento XVI que participe ativamente da vida da igreja.

Não é uma estátua de museu, afirmou Francisco ao se referir ao seu antecessor, a quem admira por sua sabedoria, que é um dom de Deus, disse.

Pintar o Papa como se fosse uma espécie de Superman, uma espécie de astro, é ofensivo. O Papa é um homem que ri, chora, dorme tranquilo e tem amigos como todos. É uma pessoa normal

Papa Francisco

Francisco confessa que quando foi eleito não tinha nenhum projeto para mudar a Igreja e que está aplicando as sugestões dos cardeais apresentadas durante as reuniões prévias ao conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI após sua histórica renúncia.

Comecei a governar buscando colocar em prática tudo o que havia surgido no debate entre os cardeais das diversas congregações. E em minhas ações espero contar com a inspiração do Senhor, explicou.

Interrogado sobre temas como bioética e moral sexual, o Papa garantiu: Nunca entendi a expressão valores não negociáveis. Os valores são valores e basta. Não posso decidir qual dos dedos da mão é mais útil que o resto, então não entendo em que sentido podem existir valores negociáveis, declarou.

O que tinha para dizer sobre o tema da vida deixei por escrito em Evangelii Gaudium, explicou o pontífice, referindo-se a sua primeira Exortação Apostólica.

Como anedota, o Papa confessou que teve uma namorada aos 17 anos e que, quando estava no seminário, uma menina virou sua cabeça durante uma semana, contou.

Eram coisas de jovens. Falei depois com o confessor, explicou com um grande sorriso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.