Buscar

Presidente do Senado russo apóia decisão da Crimeia se juntar ao país

Referendo na região está marcado para daqui a nove dias.Obama e Putin tentam manter relações bilaterais em meio à crise na Ucrânia.

A presidente do senado russo, Valentina Matvienko, declarou, nessa sexta-feira (7), que apóia a Crimeia se os moradores da região decidirem se juntar à Rússia. O referendo está marcado para daqui a nove dias. Os países europeus e os Estados Unidos dizem que esse referendo é ilegal e que viola a constituição ucraniana.

O chefe da polícia de fronteira da Ucrâniadisse que a Rússia agora tem 30 mil soldados na Crimeia. Segundo agências internacionais, isso significa que a Rússia, na prática, está no controle da região, já que soldados sem identificação, mas que dirigem veículos com placas russas, tomam conta de posições-chave na Crimeia, como estradas. O governo da Rússia negou, no meio da semana, que tenha enviado mais tropas.

Os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin mantém conversas ao telefone para tentar resolver a crise. O presidente russo divulgou uma nota em que rebate o alerta dos Estados Unidos contra a intervenção na Crimeia, dizendo que não vai ignorar o pedido de ajuda da população de origem russa da região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.