Buscar

Sochi brinca com falha da abertura e repete choro de mascote

(Foto: AP)

A Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Inverno de 2014, disputados em Sochi (Rússia), mostrou que o povo do país do leste europeu tem senso de humor e é capaz de emocionar, apesar de ser popularmente conhecido como “frio”. Logo no início do evento, que marcou o fim da Olimpíada neste domingo e encantou o público no Estádio Olímpico de Fisht, os organizadores brincaram com a falha dos anéis olímpicos na abertura e, ao fim, o choro do mascote urso relembrou o encerramento dos Jogos de Verão de 1980.

O encerramento olímpico deu foco na parte artística à cultura russa e contou, como é tradicional, com a passagem da bandeira para a próxima sede da Olimpíada de Inverno. Em 2018, os Jogos serão realizado na Coreia do Sul, mais especificamente na cidade de PyeongChang, que foi representado no palco pelo prefeito e ganhou também um bloco durante o encerramento, assim como o Brasil em Londres 2012..

Brincadeira com falha da abertura rende aplausos do público

Dividida em 12 partes, a apresentação no Estádio Olímpico teve como primeiro ato, logo após a contagem regressiva, a representação “Céu e Mar”, com crianças que “levitaram” dentro de um barco no estádio, enquanto bailarinos dançavam no “mar” simulado abaixo. O momento marcou o início da cerimônia, que valorizou a cultura russa.

No chão, os bailarinos foram responsáveis por um dos momentos mais curiosos da abertura: ao formarem os anéis olímpicos, deixaram o que simbolizaria a América fechado por instantes, em uma clara brincadeira à falha cometida na Cerimônia de Abertura – na Rússia, o tema virou piada e até camisas são comercializadas com o erro. Por fim, o último anel se abriu para delírio do público e fogos explodiram no Estádio Olímpico de Fisht.

Atletas têm desfile misturado; pódio russo enlouquece torcedores

Introduzidos por uma típica banda marcial russa logo após a execução do hino local por um coral de crianças, os atletas fizeram o tradicional desfile em Sochi misturados. Primeiro, entraram os esportistas que carregavam as bandeiras dos respectivos países – a carismática patinadora Isadora Williams, nascida nos EUA e filha de uma brasileira, foi a responsável por levar a do País.

Espalhados pelo centro do estádio, os porta-bandeiras recepcionaram os atletas de todo o mundo, que entraram juntos, sem a apresentação de cada delegação separadamente, como é feito na abertura – os russos foram os últimos e entraram unidos, para festa do público. Como é tradicional no encerramento, o clima do desfile dos atletas foi muito mais leve e alegre do que o da primeira cerimônia.

A premiação do cross country, esporte correspondente à maratona nos Jogos de Verão, levou à loucura os torcedores russos, já que o pódio masculino foi totalmente composto por atletas do país – o feminino, por sua vez, teve somente norueguesas. Os gritos de “Rússia!, Rússia!” tomaram conta do estádio antes da execução do hino da prova dos homens.

Homenagens à cultura russa e repetição de choro de mascote emocionam público

A retomada da parte artística do evento trouxe homenagens à diversificada cultura russa. Atos no centro do palco deram espaço, em ordem, a históricos pintores locais, à música clássica, além de escritores de destaque da literatura local, como Fiodor Dostoievski.

Na sequência, a história russa contada através da cultura deu destaque ao circo. Uma enorme tenda foi montada no centro do palco e bailarinos dançaram em seis picadeiros diferentes.  

O circo foi rapidamente desmontado para a tradicional passagem da bandeira. Autoridades subiram ao palco e o prefeito de Sochi repassou a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao chefe da cidade de PyeongChang, onde será disputada a Olimpíada de 2018. Como é tradicional, a próxima sede dos Jogos foi apresentada em um dos blocos finais da cerimônia. No último pronunciamento, Thomas Bach, presidente do COI, elogiou a Rússia e disse que o país “entregou tudo que havia prometido”, além de ter mostrado ser “aberta ao mundo”.  Ao anunciar que os Jogos estavam encerrados, o público rebateu com um ahhhh.

Do discurso de Bach ao fim do evento, a Rússia começou a se despedir do público, com a presença dos mascotes dos Jogos. A pira olímpica foi apagada por um leve sopro do urso, um dos mascotes do evento, que derrubou uma lágrima com a despedida oficial, assim  como o urso “Misha” em Moscou 1980 – a representação da primavera para dar sequência ao inverno e grande queima de fogos deram um fim tocante ao belo encerramento, finalizado com uma festa aos atletas dentro do estádio regida por um DJ. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.