Buscar

'Deus Salve o Rei': Afonso se nega a casar com Catarina em troca de empréstimo

O soberano de Montemor convida monarcas para um banquete querendo empréstimo para salvar o reino, mas acaba surpreendido pelo líder dos conselheiros. 'Decidimos que não reconhecerão seu casamento com a pleb... Digo, com Amália (Marina Ruy Barbosa)', dispara. Revoltado, Afonso (Romulo Estrela) quase avança em Otávio (Alexandre Borges) e nega a proposta

Cb image default
Divulgação, TV Globo

Afonso (Romulo Estrela) vai ser coagido a largar Amália (Marina Ruy Barbosa) e ter casamento com Catarina (Bruna Marquezine) nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Ao oferecer um jantar para outros soberanos, o rei ouve que só vai receber um empréstimo para Montemor - reino em ruína por conta de Rodolfo (Johnny Massaro) - caso se una a princesa má, que não tem sucesso nos seus planos de matar a rival. No entanto, o monarca se nega a abandonar a ruiva. "Eu e Amália já passamos por muitas coisas juntos. Não será o conselho que irá me separar da mulher que eu amo", diz de forma enfática. 

AMÁLIA ESTUDA ETIQUETA PARA IMPRESSIONAR REIS

Ao mesmo tempo, Otávio (Alexandre Borges) também vai pressionar a megera para se casar com ela usando a informação que a vilã trancou o próprio pai em um quarto. O banquete vai ser um verdadeiro desastre e uma das rainhas acaba humilhando a ex-comerciante ao se dirigir à ex-rainha. "O que faz aí escondida, Catarina? O lugar de uma rainha é aqui na frente!", provoca deixando Amália sem jeito. Enquanto isso, Afonso apoia a mulher ao lhe segurar a mão, mas não evita que ela se sinta rejeitada. Antes da recepção, a ex-plebeia é repreendida pelo marido ao ser flagrada avançando em Catarina quando conclui ter sido a vilã a responsável por sua prisão sob acusação de bruxaria. Depois, a ruiva se esforça para passar boas impressões: tem aulas de etiqueta e aprende lições de geografia e história. Tudo em vão.

AFONSO PARTE PARA CIMA DE OTÁVIO

As cenas vão ao ar a partir do dia 2 e mostram ainda Afonso surpreso quando o empréstimo não for aceito. "O que há de errado com a minha proposta?", questiona o irmão de Rodolfo, que vai fracassar na sua tentativa de montar um exército contra o irmão. "Na verdade, o que está errado é o seu casamento", dispara o líder dos conselheiros. O rei de Alfambres acrescenta: "Por unanimidade, os membros do conselho decidiram que não reconhecerão seu casamento com a pleb... Digo, com Amália". E Otávio não deixa de atiçar. "Você está pondo em risco a própria linhagem dos Monferrato. Afinal, terá um filho bastardo", instiga. A fala deixa Afonso fora de si. "Meu filho não será bastardo! Seu canalha!", protesta. Ele só não avança no soberano porque Gregório (Danton Mello) o impede.

'ÚNICA FORMA DE SALVAR MONTEMOR É CASAR COM CATARINA'

Depois, o rei de Montemor resolve se reunir a sós com o líder dos conselhos em mais uma tentativa de conseguir o empréstimo. "Afonso, um rei jamais deve tomar uma decisão com o coração, e sim com a cabeça. E deve pensar, acima de tudo, no bem de seu reino. Você não só está tomando a decisão errada ao se casar com Amália como também está deixando de resolver um grande problema da Cália que é Artena. Imagine os benefícios que você teria se Montemor e Artena se unissem! Quanta paz e prosperidade isso traria a ambos!". Afonso fica sem entender a fala do conselheiro: "O que vossa majestade quer dizer com isso?". "Eu só quero o seu bem. E por isso, escute o meu conselho: só há uma forma de você salvar Montemor. E você sabe bem qual é", retruca. "Você se casar com Catarina!", acrescenta Gregório

MÃE CONSOLA AMÁLIA: 'MERECE ESTAR ENTRE OS MONARCAS'

O rei de Alfambres reforça a fala do conselheiro. "Ao menos pense no empréstimo que pediu ao conselho!", sugere. E aí que Afonso rejeita a ideia e o líder aponta dando fim à conversa. "Então aguente as consequências. Com licença". Enquanto isso, rejeitada, Amália procura a mãe, Constância (Débora Olivieri): "Foi um péssimo começo, minha mãe. Todos me olharam com tanto desdém!". E a jovem é confortada por ela. "Não abaixe a cabeça, filha! Ninguém ali é melhor do que você. Eles não lutaram por suas coroas, como você lutou para chegar até aqui. Se há alguém que merece estar entre monarcas, esse alguém é você", consola.

(Por Guilherme Guidorizzi)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.