Publicado em 01/01/2018 às 09:05, Atualizado em 01/01/2018 às 12:07

Quer mudar de carreira? Confira as 10 profissões que deverão 'bombar' 2018

Profissões promissoras estão relacionadas à eficiência

Agência Brasil,
Cb image default
Divulgação

Com a economia se recuperando lentamente, é importante saber quais são as carreiras que prometem ganhar mais espaço em 2018. Especialistas entrevistados pelo UOL garantem que as profissões promissoras estão relacionadas à eficiência - ou seja, que foquem em fazer com que as empresas produzam mais, com menos. Assim, se você está pensando em mudar de carreira, ou se especializar, é bom conferir as profissões que prometem "bombar" no próximo ano.

.

1. Desenvolvedor de jogos eletrônicos

Os "games" estão sendo utilizados cada vez mais não só para lazer, como também para fins educativos. Por isso, o mercado está em ascensão. Designers, programadores, artistas 3D podem investir neste ramo.

2. Desenvolvedor web

A procura por desenvolvedores de sites e aplicativos continua em alta! "A diferença é que está aumentando a procura por profissionais que trabalhem com desenvolvimento de plataformas mobile", garante Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, plataforma para oferta de serviços e contratação de autônomos.

3, Marketing digital

Especialistas em marketing digital serão muito procurados em 2018. Segundo consultores, quem entende de SEO (Search Engine Optimization) terá vantagem no mercado.

4. Infografista

De acordo com consultores, profissionais que desenvolvem ilustrações virtuais estão em alta, já que as empresas estão investindo cada vez mais na utilização das redes sociais.

5. Controlador financeiro

No mercado, estes profissionais são conhecidos como "controllers". A carreira consiste em analisar e coordenar o uso dos recursos financeiros dentro das companhias.

6. Diretor comercial

Com a recuperação da economia, o comércio deve ser aquecido. Logo, a tendência é que diretores comerciais sejam mais procurados, com o objetivo de atender melhor os desejos dos consumidores.

7. Gestor de logística

Segundo especialistas, 2018 será um ano ótimo gestores em "supply Chain". Estes profissionais devem saber cuidar da logística dos produtos, do momento em que as mercadorias deixam a empresa, até chegar na mão dos clientes.

8. Analista de Dados

Profissionais capazes de analisar o chamado 'big data' (ou seja, a enorme quantidade de dados hoje disponíveis) serão bem requisitados em 2018. "O objetivo é tentar antecipar tendências e identificar movimentos econômicos ou financeiros que possam trazer oportunidade de ganho maior", afirma a economista Juliana Inhasz, da Fecap.

9. Especialista em e-commerce

O setor de e-commerce deverá se manter aquecido no próximo ano. O diretor da consultoria Trend, Marcelo Olivieri, acredita que as empresas deverão focar em profissionais com conhecimento em "market place" - ou seja, em uma espécie de shopping virtual.

10. Gerontólogo

Por conta do envelhecimento da população, a procura por cuidadores de idosos deve ser alta no próximo ano. Os profissionais devem saber lidar com reabilitação, nutrição e cuidados paliativos, entre outros.