Buscar

Algemados, 10 presos da Lava Jato são levados para presídio no Paraná

Justiça Federal autorizou transferência da PF para Complexo Médico Penal (Foto: )

Um ônibus saiu do pátio da Polícia Federal (PF) nesta manhã de terça-feira (24) para levar os presos da Operação Lava Jato da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para o Complexo Médico Penal, na Região Metropolitana da capital paranaense. Segundo a Polícia Federal, todos estavam algemados, e chegaram por volta das 9h ao local. A Justiça Federal autorizou a transferência na segunda-feira (23), após a PF alegar superlotação.

A transferência foi autorizada para 12 presos, porém, de acordo com a Polícia Federal, 10 foram transferidos nesta terça-feira. Fernando Antônio Falcão Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras, e Gerson Almada, ex-presidente da Engevix, ficaram na carceragem da PF.O Complexo Médico Penal é uma unidade do sistema penitenciário do Paraná destinada a presos provisórios ou condenados que precisam de atendimento psiquiátrico ou ambulatório. Os investigados da Operação Lava Jato - executivos de empresas, ex-diretores, e supostos operadores -  ficaram em celas separadas da maioria dos detentos e, assim como os demais presos, seguirão as mesmas regras dos demais presos.

A transferência da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para o Complexo Médico Penal foi solicitada pela Polícia Federal. A instituição alegou superlotação do espaço. A instituição ainda argumentou que alguns presos não podem se comunicar entre si e, diante do número de detentos, fica difícil acomodá-los em apenas seis celas.Todos são acusados de participação no esquema bilionário de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro atuante dentro da Petrobrás. Eles começaram a entrar no ônibus um pouco depois das 8h, usando capuz e escondendo o rosto.Cezinando Paredes, diretor do Departamento de Execução Penal (Depen) do Paraná, afirmou que após identificação dos presos, eles passam por uma triagem. O exame de corpo de delito, realizado pelos presos no Instituto Médico-Legal (IML) ainda é válido. De qualquer forma, os suspeitos passam por uma nova vistoria médica.A distribuição dos presos, afirmou o diretor, cabe à coordenação do Complexo Médico Penal, sem interferência da Polícia Federal.

[Polícia Federal confirmou a transferência de 10 dos 12 presos autorizados (Foto: Vagner Rosario/Futura Press/Estadão Conteúdo)] Polícia Federal confirmou a transferência de 10 dos 12 presos autorizados (Foto: Vagner Rosario/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A Justiça autorizou a transferência de 12 presos.

- Adir Assad, empresário apontado como um dos operadores do esquema de corrupção;- Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor-presidente da área internacional da OAS;- Erton Medeiros Fonseca, diretor de negócios da Galvão Engenharia;- Fernando Antônio Falcão Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras;- Gerson de Mello Almada, vice-presidente da empreiteira Engevix;- João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa;- José Aldemário Pinheiro Filho, presidente da OAS;- José Ricardo Nogueira Breghirolli, apontado como contato de doleiro com a OAS;- Mário Frederico Mendonça Góes, apontado como um dos operadores do esquema;- Mateus Coutinho de Sá Oliveira, funcionário da OAS;- Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras;- Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente executivo da Mendes JúniorO juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais em primeira instância, entretanto, não autorizou a transferência de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras. Segundo o magistrado, o réu já estaria recebendo assistência psicológica na carceragem da Polícia Federal. O pedido do tratamento foi feito pela defesa de Cerveró no início de fevereiro, após o ex-diretor passar mal na sede da PF.

Outro preso que teve o pedido de transferência negado foi o presidente da construtora UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, por solicitação do Ministério Público Federal (MPF).

Além dos dois, permanecem na sede da PF: o doleiro Alberto Youssef, os executivos da Camargo Corrêa Dalton dos Santos Avancini e Eduardo Leite, além das doleiras Nelma Kodama e Iara Galdino, já condenadas em uma das primeiras ações oriundas da Lava Jato.Transferência para o DFNo domingo (22), a defesa do vice-presidente da empreiteira Mendes Junior, Sérgio Cunha Mendes, protocolou na Justiça Federal do Paraná um pedido para que Mendes fosse transferido para o presídio da Papuda, em Brasília.

Contudo, Sérgio Moro negou o pedido da defesa. O magistrado alegou que a presença de Cunha Mendes em Curitiba ainda se mostra necessária.RotinaA ala que os presos da Lava Jato vão ficar é destinada a receber presos que possuem nível superior e policiais. Atualmente, 90 pessoas estão detidas na ala.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) do Paraná, os presos da Lava Jato poderão interagir com outros detentos  durante os banhos de sol, que devem durar uma hora. A roupa será o uniforme fornecido pelo Departamento de Execução Penal (Depen), uma calça cinza, azul ou laranja e camiseta branca.Ao entrar na cela, os presos vão receber um kit que tem, entre outras coisas, escova de dentes e papel higiênico.Ao todo, serão cinco celas usadas pelos presos transferidos. No local, é possível colocar uma televisão, mas eles não podem ter ventiladores. O acesso a livros e revistas só será possível pelo acervo da biblioteca do presídio. A alimentação também será a que é fornecida pelo Depen. Não é possível levar objetos pessoais para a unidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.