Buscar

PF deflagra operação contra estelionato

Mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Campo Grande, Terenos, Goiânia e Brasília

Cb image default
Divulgação PF

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagram hoje (21) a Operação Ouro de Ofir. A investigação buscou desarticular Organização Criminosa que atua na forma de uma verdadeira Instituição Financeira clandestina perpetrando golpes para manter induzir pessoas a investir quantias em dinheiro, com o escopo de obter lucros financeiros exorbitantes.  Serão cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão, 04 Mandados de Prisão Temporária e 04 Mandados de Condução Coercitiva, nas cidades de Campo Grande/MS, Terenos/MS, Goiânia/GO e Brasília/DF. 

Uma equipe da PF e Receita Federal, já estão na empresa Company Consultoria Empresarial localizada na rua Arthur Jorge, Centro de Campo Grande. Estão envolvidos nas atividades referentes à deflagração aproximadamente 70 policiais, entre federais, servidores da Receita Federal e militares. 

O plano criminoso era baseado na existência de uma suposta mina de ouro que foi explorada há muito tempo e cujos valores oriundos das comissões para a revenda estariam sendo repatriados e cedidos, vendidos ou até mesmo doados a terceiros, mediante pagamentos. Existe, inclusive, a esdrúxula figura de contrato de doação mediante pagamento. Outra modalidade de engodo é a promessa de liberação de uma antiga Letra do Tesouro Nacional – LTN. 

Estima-se que milhares de indivíduos tenham sido induzidos a investir em um projeto cujos contratos não possuem lastro ou objeto jurídico plausível (os nomes eram Operação SAP e AUMETAL). Os investidores eram induzidos a depositar quantias para ter uma lucratividade de mais de 1.000% (algo desproporcional e insustentável financeiramente). Também eram falsificados documentos de instituições públicas federais na tentativa de oferecer credibilidade ao que era repassado às vítimas. 

Significado - O nome da Operação OURO DE OFIR é baseado em uma cidade mitológica da qual seria proveniente um ouro de maior qualidade e beleza. Tal cidade nunca foi localizada e nem o metal precioso dela oriundo.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.