Publicado em 25/01/2019 às 08:07, Atualizado em 25/01/2019 às 11:08

PMA autua em R$ 12,3 mil empresa catarinense com carga de madeira ilegal apreendida pela PRF

O veículo e a madeira foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental (PMA),
Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste foram acionados na tarde desta quinta-feira (24.01) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que reteve na BR-163 uma carreta com madeira serrada, com indícios de que estava sendo transportada ilegalmente.

No local, a PMA e a PRF verificaram que o veículo, que fazia o percurso entre o local onde carregou a carga, em Cachoeira da Serra (PA), para a cidade de Pomerode (SP). A carreta estava com 41,23 m³ de madeira serrada, e a Guia de Origem Florestal (GF) não constava o itinerário que a carga fazia. Essa exigência no documento ambiental de transporte é obrigatória e sua falta constitui-se em crime e infração administrativa. A identificação do itinerário serve para evitar que se retirem madeiras ilegais de outros locais com o documento. Além disso, alguns cortes da madeira estavam diferentes do que constava na Guia Florestal, o que também é ilegal.

O veículo e a madeira foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção. A empresa transportadora, que possui domicílio jurídico em Navegantes (SC) foi autuada administrativamente e multada R$ 12.369,00 pela PMA.