Buscar

Polícia realiza a maior apreensão de drogas sintéticas da história no RS

Ação do Denarc apreendeu quase 20 mil unidades de drogas anabolizantes.Ao todo, eram mais de 40 tipos de drogas prontas para serem distribuídas.

(Foto: Divulgação/Denarc)

A polícia fez a maior apreensão de drogas sintéticas da história do Rio Grande do Sul. Segundo o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), são milhares de anabolizante que seriam vendidos e consumidos ilegalmente nas academias do estado. Foram apreendidos quase 20 mil comprimidos, ampolas e frascos de anabolizantes. Ao todo, são mais de 40 tipos de substâncias.

A droga era fabricada em diversos países como Índia, China, Espanha e Estados Unidos, e entrava no Brasil pelo Paraguai. Segundo a polícia, esses anabolizantes eram usados em dezenas de academias de Porto Alegre, da Região Metropolitana e de algumas cidades do interior.

As drogas, usadas através de injeções ou via oral, eram procuradas por pessoas que queriam acelerar o crescimento muscular e por quem queria emagrecer. De acordo com o delegado Mário Souza, da 1ª Delegacia do Denarc, são produtos caros e que estão na moda. “Os principais pontos que nos constatamos são academias caras em bairros nobres da capital que apresentavam o consumo de muitos usuários”, conta o delegado.

A droga foi encontrada nesta quinta-feira (21) em um apartamento no bairro Cristo Redentor, na Zona Norte de Porto Alegre. Um homem de 33 anos foi preso por tráfico de drogas e encaminhado ao Presídio Central. O Denarc espera, com o fechamento desta central de distribuição, afetar o comércio de anabolizantes na capital e em boa parte do estado.

O delegado Mário Souza exalta a apreensão por se tratar de drogas que causam riscos à saúde e que são geralmente usadas por jovens no culto ao corpo. Um dos frasco apreendidos é de um medicamento usado no tratamento de cavalos e, mesmo assim, com restrições. Porém, muita gente injeta na própria pele.

“Uma falsa aparência de saúde, que não é verdadeira. Uma droga injetável que é aplicada geralmente causa necrose e pode vir até a causar a perda do membro, do braço, o que for injetado esse produto”, fala o delegado Souza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.