Buscar

André considera possível aliança de PMDB com PT na sucessão estadual

O governador André Puccinelli também considera possível a eventual aliança PMDB-PT em Mato Grosso do Sul

O governador André Puccinelli também considera possível a eventual aliança PMDB-PT em Mato Grosso do Sul, repetindo a dobradinha nacional, com a presidente Dilma Rousseff (PT) e vice Michel Temer (PMDB), para as eleições de 2014. André ressaltou que o partido deu total aval ao pré-candidato da sigla, ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), para negociar o melhor caminho. No entanto, a decisão final será decidida pela maioria na véspera da eleição, no ano que vem. Questionado sobre a declaração de Nelsinho, na qual afirma que não se pode “fechar os olhos” para a eventual aliança PT e PMDB, nas próximas eleições, como deseja Michel Temer, o governador confirmou que há essa possibilidade de coligação. “Ele (Nelsinho) é o candidato, ele tem autonomia. É uma possibilidade, não é a maior possibilidade, mas é uma possibilidade”, comentou André.

Recentemente, os dirigentes regionais do PT e PMDB afirmaram não considerar impossível aliança para as eleições de 2014 como defende o vice-presidente da República. O esforço de Temer é superar as diferenças políticas para estender a Mato Grosso do Sul a coligação nacional dos dois partidos. Mas ressaltaram a necessidade de contar com a aprovação das bases para fechar eventual acordo. O PT já definiu há muito tempo pela pré-candidatura do senador Delcídio do Amaral e o PMDB indicou o nome do ex-prefeito de Campo Grande para sucessão estadual. Um dos dois teria de abrir mão de concorrer ao governo para que aliança desse certo. 

Sobre a sugestão de Temer em unir os dois partidos rivais no Estado para facilitar a eleição nacional, André comentou que todos podem sugerir, mas a decisão vai depender da vontade da maioria. “Nós acatamos sugestões, o Michel Temer sugere, o outro sugere e nós tiramos decisão por maioria”. De qualquer forma, o governador não minimiza a autonomia de Nelsinho. “Mas como ele é nosso candidato, tem autonomia e para trazer as propostas todas que vai fazer e ouvir dos partidos”, pontuou. Em resposta ao conselho do líder nacional do PMDB, o senador Delcídio do Amaral afirmou estar disposto a abrir espaço na chapa majoritária para ter o PMDB numa eventual aliança nas eleições de 2014. Ele chegou a dizer o “ônibus do PT está vazio”, sinalizando a vaga de vice-governador, senador e deputados estadual e federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.