Buscar

Antes combativo, PT silencia diante de cenário eleitoral sem chance de vitória

PT parece silenciar diante de cenário eleitoral que não tem sem chance de vitória, conforme analistas.

Cb image default

Advogada Giselle Marques, pré-candidata do PT ao governo de MS (Foto: Reprodução )

Antes combativo na época em que era liderado por Zeca do PT, o Partido dos Trabalhadores faz uma pré-campanha acanhada desde que indicou em 12 de abril o nome da advogada de Giselle Marques para disputar o governo de Mato Grosso do Sul.

Quem conhece a história de luta do partido, que já governou o Estado por duas vezes com Zeca do PT, nota que o PT parece silenciar diante de cenário eleitoral que não tem sem chance de vitória, conforme analistas.

A pré-campanha pela cadeira hoje ocupada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destaca mais a participação dos principais adversários de Giselle Marques, como Eduardo Riedel (PSDB), André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto.

Pelo menos nas redes sociais e nas agendas de pré-campanha em Campo Grande e pelo interior, o movimento dos rivais é mais notório.

Na verdade, desde que deixou de ser hegemônico em Mato Grosso do Sul, o PT participou das eleições com candidatos de pouca expressão eleitoral.

Em 2018, por exemplo, época em que o governador Reinaldo Azambuja foi reeleito ao derrotar o juiz aposentado Odilon de Oliveira (PDT), o PT disputou o cargo com Humberto Amaduccci, ex-prefeito de Mundo Novo.

O partido chegou a ensaiar uma possível candidatura de Zeca do PT empolgado com a posição do ex-presidente Lula nas pesquisas de intenções de voto. No entanto, o ex-governador desistiu de postular o cargo, abrindo espaço para outros correligionários.

A leitura que se faz é que a indicação da advogada servirá apenas para montagem de palanque do partido, que trabalha para reeleger seus deputados estaduais Pedro Kemp e Amarildo Cruz e o federal Vander Loubet.

PAUTAS

Giselle Marques tem 54 anos, é advogada, professora universitária, doutora em Direito e pós doutora em desenvolvimento regional. Já foi superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul entre 2004 e 2007.

Em seu discurso no ato em que foi oficializada pré-candidata, Giselle disse que está preparada para governar Mato Grosso do Sul.

Pautas como a justiça social, zoneamento econômico e ecológico e desenvolvimento sustentável foram assuntos recorrentes no discurso da pré-candidata. Durante o evento, a advogada falou sobre a necessidade básica das pessoas à alimentação e sobre política econômica.

Como a campanha oficial só começa para valer a partir de julho com a realização das convenções partidárias, a militância petista espera maior empolgação na caminhada de Giselle Marques rumo ao Parque dos Poderes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.