Buscar

Bernal fala em golpe e dispara contra Puccinelli, PMDB e seu sucessor Gilmar Olarte: ‘É um ingrato!’

Foram pouco mais de 14 meses de mandato até a madrugada do dia 13 de março de 2014, quando 23, dos 29 vereadores de Campo Grande, decidiram pela primeira vez, cassar o seu administrador. Alcides Bernal (PP), eleito em outubro de 2012 com 270.927 votos, era tirado da frente de uma das maiores cidades da região Centro-Oeste, sob acusações de irregularidades em contratos emergenciais.

O Dourados News procurou o advogado, radialista e no momento, ex-prefeito, para uma entrevista [feita por e-mail], onde falou sobre o que teria causado a sua saída do Executivo, o futuro na política e as acusações sofridas, que segundo ele, foram armadas.

“Tenho provas desse golpe, inclusive gravadas em vídeo, onde um assessor detalhou toda a armação que estava sendo feita, com a conivência de pessoas do judiciário e políticos influentes do Estado”, conta.

Ocupando cargos políticos há 10 anos, quando foi eleito vereador na capital, passando pela Assembleia Legislativa entre 2010 e 2012, até se tornar prefeito de Campo Grande, batendo o candidato do PMDB, Edson Giroto no 2º turno, Bernal também afirmou que acionará a Justiça por supostas ofensas feitas pelo governador André Puccinelli (PMDB) em recente visita a Dourados.

Ele também mandou um recado para o atual prefeito e companheiro de chapa no pleito passado, Gilmar Olarte. “É um homem ingrato, que não honrou a oportunidade que lhe foi dada, muito menos a confiança da população campo-grandense”.

Alcides Bernal - Ao iniciarmos nosso mandato nos deparamos com problemas gravíssimos. Diversas irregularidades foram encontradas, como a prestação de serviços com contratos vencidos e pagamentos de obras não finalizadas, mas o que chamou a atenção foi na área da saúde. Então, como primeira medida, determinamos que todas as secretarias fizessem uma avaliação minuciosa de sua situação financeira e administrativa e propusessem soluções eficientes e rápidas para os problemas. 

Nossa administração avançou consideravelmente, especialmente na saúde, implementamos mudanças e programas para melhorar a vida das pessoas. Em pouco mais de um ano reduzimos o preço da passagem de ônibus em quase R$ 0,30, recapeamos grandes avenidas da cidade, fizemos economia de mais de R$ 400 milhões nos cofres públicos para serem revertidos em obras, realizamos programas especiais na área da saúde que ajudaram a reduzir as filas e ofereceram melhor atendimento às pessoas, como o ‘fila zero’, com mutirões de especialidades médicas, o consulta única, que atendia as mulheres, a unidade móvel que resolveu o problema da superlotação das Unidades de Pronto Atendimento e passamos a abrir as unidades de saúde no período da noite. Também melhoramos várias áreas da administração, como a guarda municipal que recebeu um aumento de 18% no salário, novo fardamento e novas viaturas, além de cursos, treinamentos e mais dignidade para exercerem seu trabalho.

 Na educação as maiores conquistas foram os salários dos professores, que chegará a 100% do piso nacional, para 20 horas e a transferência dos Ceinfs (Centros de Educação Infantis) para a Educação. Estávamos colocando a cidade nos eixos, melhorando os serviços, economizando recursos e moralizando os contratos, evitando desperdício de dinheiro público e combatendo a corrupção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.