Buscar

Bolsonaro, internado em hospital, está com soluço há 11 dias; médicos analisam condição

Jair Bolsonaro está sofrendo com fortes soluços há cerca de 11 dias.

Cb image default
Kauê Vieira

O mandatário foi internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (14). Além do soluço, ele está com dores abdominais e deve ficar em observação por até 48 horas, diz a sua assessoria.

Bolsonaro reclamou pela primeira vez dos soluços no último dia 5 de julho, quando, em sua tradicional conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, disse que estava falando pouco por causa da reação a medicamentos para tratamento dentário – ele havia feito dois implantes no sábado anterior.

Bolsonaro sofre com soluço há mais de 10 dias

Já na quinta-feira passada (8), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, o Bolsonaro pediu desculpas e disse que talvez não conseguisse se “expressar adequadamente”. A situação persistia na noite de segunda-feira (12), quando, em nova conversa com apoiadores no Alvorada, afirmou que não estava “aguentando falar mais” e relatou que o soluço já durava cerca de 12 dias.

Em entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, Bolsonaro foi aconselhado pelo âncora a “tomar um susto” para que o soluço fosse embora. Ele respondeu: “por enquanto, não estou assustado com nada que acontece no governo”.

De acordo com a avaliação do gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, as possíveis causas para o quadro atual de Jair Bolsonaro seriam gastrointestinais ou de estresse.

“O soluço não é uma doença, é um sinal de que há alguma alteração no organismo. Quando a gente tem mais de 48 horas (de sintomas), tem que investigar. Quando passa de uma semana, é persistente. Passa a ser refratário, porque a gente não consegue controlar”, disse Bernardo ao Extra.

“O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por orientação de sua equipe médica, deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta quarta-feira (14) para a realização de exames para investigar a causa dos soluços.

Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.