Buscar

Condenado na Lava Jato, José Dirceu é visto em festa da mulher

O ex-ministro comemorou animadamente o aniversário da mulher, ao lado do velho companheiro do Mensalão, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha

Cb image default
Divulgação

O aniversário da mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil – Governo Lula), em Brasília, teve animação e muito samba no pé. Durante a festa, o petista, condenado na operação Lava Jato, dançou ao lado da mulher, rodeado de amigos e encontrou o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT), condenado no Mensalão e anistiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde maio, quando foi colocado em liberdade pela Corte máxima, Dirceu cumpre medidas cautelares impostas pelo juiz federal Sérgio Moro. Uma delas, o uso de tornozeleira eletrônica.

José Dirceu foi sentenciado pelo magistrado em duas ações penais da Lava Jato. Em uma delas a 20 anos e 10 meses de prisão por corrupção, lavagem e de pertinência a organização criminosa. Esta condenação já foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – corte de apelação dos casos da Lava Jato, no Paraná -, que elevou a pena para 30 anos e nove meses de prisão.

Em outro processo, o petista pegou 11 anos e 3 meses de prisão. Neste, Dirceu foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro por R$ 2,1 milhões em propinas para favorecer a contratação da empresa Apolo Tubulars pela Petrobrás por meio da diretoria de Serviços, cota do PT no esquema de corrupção da estatal, entre 2009 e 2012.

Defesa

O advogado Roberto Podval informou que o ex-ministro José Dirceu estava no aniversário da mulher. “Ele está em liberdade e tem o direito de comemorar.”

Medidas Cautelares

Em maio deste ano, quando foi colocado em liberdade após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dirceu teve algumas medidas cautelares aplicadas pelo juiz Sérgio Moro. Veja quais foram:

- monitoramento por tornozeleira eletrônica

- proibição de deixar a cidade de seu domicílio, atualmente em Brasília

- proibição de se comunicar, por qualquer meio ou por interpostas pessoas, com os coacusados ou testemunhas dos processos em que Dirceu foi condenado

- comparecimento a todos os atos do processo e atendimento às intimações, por telefone, salvo se dispensado pelo Juízo

- proibição de deixar o país e entregar o passaporte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.