Publicado em 02/08/2018 às 13:10, Atualizado em 02/08/2018 às 17:11

Cúpula do MDB tem até o dia 15 para tentar registrar candidatura de André

Setores do partido garantem que senadora Simone Tebet desistirá de concorrer ao cargo até prazo-limite fixado pela legislação

ConJur,
Cb image default
Divulgação

A cúpula do MDB ainda nutre esperança na participação do ex-governador André Puccinelli na campanha deste ano ao governo de Mato Grosso do Sul e terá, se for o caso, até o próximo dia 15 para registrar a sua candidatura no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS).

Setores do partido garantem que senadora Simone Tebet, indicada para substituir André Puccinelli, desistirá de concorrer ao cargo até prazo-limite fixado pela legislação eleitoral.

A informação que se tem é que o deputado estadual Eduardo Rocha (MDB), marido de Simone, não aceita que ela dispute as eleições nessas condições, sobretudo, no momento em que o grupo político sofreu forte desgaste a partir da prisão do seu líder maior.

André Puccinelli, o filho, André Puccinelli Júnior, e o advogado João Paulo Calves estão presos desde o último dia 20 acusados de corrupção.

Na quarta-feira (1º), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se posicionou contrária ao habeas corpus que está no STF (Supremo Tribunal Federal), em favor dos três.

Na manifestação endereçada ao relator do caso, o ministro Dias Toffoli, Dodge destaca que decidiu contra a soltura dos envolvidos por conta da gravidade do caso.

Ela entende que uma sumula vinculante do STF, determina que neste tipo de processo, não pode ser concedido uma liminar antes do julgamento do mérito.

A procuradora ainda deu destaque as prisões preventivas, que segundo ela, teve razões concretas e fundamentadas.

O habeas corpus que Dodge é contrária, é terceiro pedido para a revogação da prisão de Puccinelli e os outros dois envolvidos. Já haviam sido rejeitados um pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), no dia 24 de julho e outro pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), no dia 27 de julho.