Buscar

Delator cita que Senador Delcídio do Amaral PT/MS como beneficiário de R$ 500 mil

Ricardo Pessoa revelou, segundo revista Veja, doações oriundas de propinas

Saiba Mais
  • Conta Suíça abasteceu campanha de Lula, diz delator
  • Justiça Federal recebe habeas corpus pedindo que Lula não seja preso
  • Dilma descarta renúncia e diz: Eu não vou cair

Mais um delator preso no âmbito da operação Lava Jato citou o senador Delcídio do Amaral (PT) como beneficiário das propinas oriundas do esquema de desvios bilionários da Petrobras. Desta vez, reportagem da revista Veja divulgou planilha onde o petista, que também é líder do Governo no Senado, é listado como um dos políticos que receberam “doações legais e ilegais” de Ricardo Pessoa, durante a campanha eleitoral de 2010.

O dinheiro. R$ 500 mil, segundo o texto da revista, veio do dono da construtora UTC, apontado pela Polícia Federal como chefe do grupo de empreiteiras que comandavam o roubo aos cofres da estatal. Com a revelação de Pessoa, já são três os delatores presos que citam Delcídio como um dos que recebeu recursos ilegais das empresas investigadas na Lava Jato. Ele, ao contrário de outros políticos citados como beneficiários do esquema, não é alvo de inquérito.

A edição da revista Veja desta semana afirma que teve acesso ao depoimento de Ricardo Pessoa - preso desde novembro pela Polícia Federal, suspeito de organizar cartel para a participação de licitações na Petrobras e de desvio de dinheiro para corrupção de agentes públicos. Em troca de redução da pena, ele detalhou como funcionava o esquema de corrupção na estatal e, em seguida, entregou à Justiça planilhas com movimentações financeiras e manuscritos de reuniões e agendas para comprovar a veracidade das declarações.

Em uma destas planilhas, divulgada na página 41 da Veja, aparece o nome de Delcídio. Este documento é chamado “Doções 2010 oficiais e não oficiais”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.