Buscar

Marcio Fernandes visita CRMV para acompanhar liberação de Castramóvel

É bom porque contempla mais cidades e com baixo custo para os gestores”, disse o deputado.

Cb image default

Legenda – Prefeito de Sonora, Enelto Ramos, presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, e deputado Marcio Fernandes (Foto: Fernando Hassessian)

Atuante pela causa animal o deputado estadual e médico veterinário Marcio Fernandes (MDB), além de destinar emendas para compra de 21 Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel), tem acompanhado a implementação do serviço nos municípios. Na tarde desta quarta-feira (7), o parlamentar se reuniu com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva, para se informar sobre os pedidos de liberação.

“Eu tenho cobrado as cidades que já entreguei as unidades e muitas falam que estão em fase de liberação no CRMV, então vim conversar com o presidente para saber quais os critérios para liberação das unidades atuarem em pleno funcionamento”, destacou Marcio Fernandes.

O prefeito de Sonora Enelto Ramos (DEM) também esteve no encontro e como presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa) analisou a possibilidade da unidade adquirida pelo município atender as demais cidades da região.

“O Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema) se uniu para que uma unidade fosse usada em todos os municípios. A unidade estava parada em Bataguassu e foi cedida para que o Consórcio usasse. Essa prática é muito eficiente porque consegue atender uma grande área, com um baixo custo para a administrações municipais”, ressaltou o presidente o CRMV-MS, Rodrigo Piva.

Com a permissão de Piva, Marcio Fernandes ficou contente em saber que mais cidades podem se unir e utilizar o Castramóvel destinado por ele. “Temos como Aquidauana e Anastácio que podem utilizar a mesma unidade, assim como Corumbá e Ladário. É bom porque contempla mais cidades e com baixo custo para os gestores”, disse o deputado.

Enelton Ramos se comprometeu em analisar, junto com os demais municípios que compõem o Cointa, para ceder o Castramóvel de Sonora ao Consórcio. “Vou buscar informação para colocar em prática e atender as dez cidades”, disse. O Cointa é composto por Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Unidades

Com a atuação do deputado, ao menos oito municípios já têm um Castramóvel, sendo eles: Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Sonora e Terenos. Para atender em pleno funcionamento cada unidade precisa de um motorista, um médico veterinário e dois auxiliares. As equipes e insumos são de responsabilidade de cada prefeitura.

Neste ano, através de emendas parlamentares mais 12 cidades devem adquirir o seu primeiro Castramóvel, são elas. Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Eldorado, Ivinhema, Inocência, Miranda, Paranaíba, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste, além da segunda unidade de Campo Grande.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.