Buscar

Projeto Parlamento Jovem terá 24 deputados

Convênio entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa foi assinado

Estudantes que já foram deputados ao lado do governador (Foto: Maressa Mendonça/Correio do Estado)

A quinta edição do projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense terá a participação de 24 deputados estudantes. O convênio para implantação do programa foi assinado na tarde desta segunda-feira (25), entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. As eleições para os jovens representantes será realizada no segundo semestre deste ano.

Durante o evento, o deputado Junior Mochi (PMDB), afirmou que o projeto concretiza o convênio entre os Poderes. Quando há também o envolvimento da Secretaria de Educação e do Sindicato das Escolas Particulares, dos professores e dos diretores, há um incentivo para que seja despertada a consciência política e o desejo de participação dos jovens, afirmou.

Para a diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Scheila Vendrami, o objetivo do projeto é debater a cidadania, a democracia e a consciência políticas. A Assembleia e a Escola querem transformar a educação e a vida do sul-mato-grossense, declarou Scheila.Também participaram da cerimônia os deputados Marcio Fernandes (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB), Mara Caseiro (PTdoB), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB).

Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, o Parlamento Jovem foi criado pela Resolução nº 026/2005, uma iniciativa do então deputado estadual Antônio Carlos Arroyo. 

O projeto foi instituído com a finalidade de promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. Podem participar do projeto alunos do Ensino Médio que são eleitos para atuarem como parlamentares, ou seja, eles se reúnem na Assembleia Legislativa, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.