Buscar

Senadora do MS pode ser a primeira mulher da história a comandar o Congresso Nacional

Senadora sul-mato-grossense disputa indicação na bancada do MDB em confronto com o alagoano Renan Calheiros

Cb image default
Divulgação

Se conseguir derrotar o colega Renan Calheiros (MDB-AL) dentro da bancada do MDB, a senadora Simone (MDB-MS) poderá ser a primeira mulher da história a comandar o Congresso Nacional.

Aos 48 anos e em seu primeiro mandato na Casa, a parlamentar é vista como perfil moderado, discreto e com boa capacidade de articulação nos bastidores.

Ela é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Ciência do Direito

pela Escola Superior de Magistratura e mestre em Direito do Estado pela PUC-SP.

Atuou como professora universitária de Direito Administrativo por 12 anos e trabalhou como consultora técnica jurídica na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua vida na política após ser eleita pelo PMDB, seu único partido, com 25.251 votos, em 2002, sendo a 16ª mais votada.

Dois anos depois, ascendeu para a prefeitura de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, onde foi reeleita com 36.288 votos, o equivalente a 76,81% dos votos válidos.

Considerada uma das figuras mais relevantes da política sul-mato-grossense, Ramez serve de inspiração à filha na busca pelos caminhos do comando dos trabalhos no Congresso Nacional.

Na edição de 2018 do Cabeças do Congresso, levantamento feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria), Simone Tebet surge a candidata a derrotar Renan Calheiros na presidência do Senado.

A senadora tem como bandeiras a educação, a agricultura e a saúde. Ela participou de algumas das principais comissões permanentes da Casa, além de ter sido vice-presidente da comissão especial para analisar o pacto federativo e presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Com informações do site Infomoney.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.