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Senador Delcídio anuncia ‘guerra’ para manter ferrovia em MS

O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT), declarou “guerra” para revitalizar e manter em funcionamento o ramal ferroviário entre Bauru (SP) e Corumbá, ameaçado de desativação diante do corte de investimentos por parte da Rumo-ALL, concessionária que administra a ferrovia. 

A situação foi exposta em meio pelo jornal O Estado, a partir de denúncia feita pelo Sindicato dos Ferroviários sobre a demissão de dezenas de trabalhadores e a suspensão do transporte de cargas.

“Isso é uma vergonha. Fui um dos poucos na luta, juntamente com o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, contra a ALL, poque a empresa não cumpriu o termo de ajustamento de conduta firmado para recuperar o trecho Corumbá-Três Lagoas. Mas, lamentavelmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres nada fez. A ANTT tem a obrigação de tomar as providências devidas porque foi assinado esse termo, e a concessionária não cumpriu”, disse Delcídio, ao lembrar que a Rumo Logística –do Grupo Cosan, que atua na produção de açúcar e álcool em diversas usinas no Estado– adquiriu as operações da ALL.

Delcídio afirmou, ainda, que estenderá a “briga” à direção da Cosan, em Brasília, com quem deverá ter uma reunião nos próximos dias. “Ou eles colocam a ferrovia nos eixos ou vamos pedir que seja cassada a concessão, para que façamos uma nova licitação e outro grupo assuma as operações”, declarou o senador.

Suspensão dos trabalhos de ferrovia é pauta da classe política

Trabalhadores falam em pelo menos 100 demissões e remanejamento de trabalhadores do trecho. A suspensão dos trabalhos mobilizou a classe política estadual, que faz gestões em Brasília para evitar a suspensão, sob o argumento de que a paralisia no transporte ferroviário vai comprometer o escoamento da produção e as exportações, além de prejudicar o abastecimento de combustíveis e sobrecarregar o transporte rodoviário.

Segundo Delcídio, o trecho ferroviário de Três Lagoas a Corumbá é o “mais fácil de se implementar” pelo governo, por já existir. Hoje, o governo federal analisa a construção de um ramal ferroviário rumo ao oceano Pacífico, passando pelo Acre. Além de avaliar a solução sul-mato-grossense como mais viável, Delcídio afirma que o ramal ajudará a alavancar investimentos no Estado, atendendo da produção de papel e celulose de Três Lagoas ao minério de Corumbá.

“Temos de mudar essa logística, utilizando adequadamente o transporte que já existe, está pronto e é só revitalizar. É uma riqueza que temos. Sem falar que a história da ferrovia se mistura com a do nosso Estado. Ela teve entre seus administradores um engenheiro como eu, Pedro Pedrossian, um governador com visão extraordinária de futuro, que é e sempre foi absolutamente diferenciado quando comparamos com outros governantes”.

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