Buscar

TSE contabiliza 150 prisões de candidatos até as 17h

Segundo tribunal, 1.005 eleitores foram presos em flagrante ate as 17h.Maior parte dos detidos neste primeiro turno estava fazendo boca de urna.

(Foto: TSE)

Cento e cinquenta candidatos foram presos em flagrante em todo o país até a tarde deste domingo (2), segundo boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado por volta das 17h. Os nomes e os partidos dos detidos não foram informados pela Justiça Eleitoral.

Deste total, 114 candidatos foram presos por realizarem boca de urna, 9 por divulgarem propaganda não-permitida, oito por transporte ilegal de eleitores, 13 por corrupção eleitoral e seis por motivos não informados.

Minas Gerais foi o estado com mais prisões de candidatos: 43. Seguido por Goiás (16) e Paraná (15).

Ainda de acordo com o TSE, também foram registradas ocorrências com outros 119 candidatos, mas sem prisão.

O tribunal informou ainda que 1.005 eleitores foram presos por irregularidades cometidas próximo às zonas eleitorais. Entre os motivos, estão uso de alto-falante (4 prisões), boca de urna (587 prisões), divulgação de propaganda (91 prisões), transporte ilegal de eleitores (57 prisões), corrupção eleitoral (117 prisões) e outros motivos (149 prisões).

Houve ainda, conforme o TSE, outras 1.010 ocorrências nos municípios envolvendo eleitores, mas sem resultar em prisão. Um dos motivos foi o fornecimento ilegal de alimento.

Urnas eletrônicasDevido a falhas nos equipamentos, a Justiça Eleitoral teve de substituir 3.669 urnas nas seções eleitorais do país, o que representa 0,83% do total utilizado.

O estado com mais urnas trocadas foi o Rio de Janeiro, com 678 máquinas. Em seguida aparecem São Paulo, com 486, e Minas Gerais, com 312.

Ao todo, 1.850 urnas foram trocadas em municípios que já usam a identificação biométrica na votação, enquanto 1.819 foram em cidades sem o sistema.

De acordo com o TSE, foram utilizadas 433 mil urnas eletrônicas na votação deste domingo, o maior número já registrado na história das eleições no país.

A Justiça Eleitoral informou que 68 mil urnas foram reservadas para eventualmente substituir equipamentos que apresentassem defeito ao longo da votação.

Eleição em númerosMais de 144 milhões de eleitores estavam aptos a escolher os próximos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios. Ao todo, são 16.565 candidatos a prefeito e 463.376 candidatos a vereador, o que totaliza 496.896 candidatos em todo o Brasil.

Não houve eleição apenas no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE), que não têm prefeitos e vereadores.

Durante todo o dia, mais de 1,7 milhão de mesários trabalharam na eleição, sendo que 593 mil eram voluntários.

De acordo com o tribunal, há militares das Forças Armadas em 467 municípios de 14 estados (incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.