Buscar

10 alimentos que reforçam sua imunidade

Confira nossas dicas e previna-se

Cb image default

GettyImages- I_rinka

Uma das melhores maneiras para se evitar gripes, resfriados e muitas outras doenças é estar com o sistema imunitário em alta! Confira nossas dicas e previna-se, elas não vão te impedir de ficar doente, mas com certeza, sua recuperação será mais rápida!

Não é à toa que todos os anos, com a aproximação do inverno, aconselhamos as pessoas que se sentem um pouco fracas a fazer uma cura cítrica! Isso ocorre porque estes são muito ricos em vitamina C, uma vitamina antioxidante conhecida por:

dissipar a fadiga e aumentar o tom,

proteger os glóbulos brancos da oxidação,

estimular a atividade dos glóbulos brancos no corpo,

promover a absorção de ferro,

aumentar a produção de interferon, uma molécula que destrói micróbios.

Moral: no inverno, para evitar adoecer e ser sem forças, desanimada, fraca, faça um reforço de limões, laranjas, toranjas, clementinas e outras tangerinas para nunca ficar sem vitamina C.

Outros alimentos ricos em vitamina C: goiaba, groselha, salsa, pimenta vermelha, ervas aromáticas frescas ...

Chá verde

O chá verde é uma bebida cujos benefícios não são mais contados nem para a saúde nem para a figura: drena o corpo, suprime a fome, aumenta o metabolismo etc. Mas não se deve esquecer que o chá verde também é uma excelente bebida quando se trata de fortalecer a imunidade.

De fato, o chá verde é rico em polifenóis, compostos antioxidantes que ajudam o organismo a combater a ação dos radicais livres e do estresse oxidativo, responsáveis pelo envelhecimento prematuro das células.

Outros alimentos ricos em antioxidantes: frutas e legumes, café, cacau ...

cenoura

Além de tornar você mais amável e lhe dar uma boa aparência (o que já não é tão ruim), a cenoura também é um vegetal a ser apreciado quando você não está realmente se sentindo por cima! E por uma boa razão: a cenoura é um vegetal rico em vitamina A; uma vitamina que estimula a produção de anticorpos e glóbulos brancos no corpo.

É por isso que se você não tem vitamina A, pode estar mais propenso a certas doenças e vírus (como sarampo ou tétano, por exemplo). A vitamina A também desempenha um papel no fortalecimento dos tecidos do intestino e pulmões.

Outros alimentos ricos em vitamina A: batata doce, pimenta vermelha, espinafre, tomate, agrião, aipo, erva-doce ...

azeite de oliva

O azeite é um óleo cuja reputação para a saúde é excelente ... mesmo que seja muito rico em lipídios! A explicação é simples: o azeite é um óleo rico em ômega 3, 6 e 9, "gorduras boas" que andam de mãos dadas com o melhor funcionamento do sistema imunológico. Mas isso não é tudo: o azeite também é conhecido por seu conteúdo de vitamina E (uma vitamina que protege a pele) e polifenóis, compostos antioxidantes que permitem ao corpo combater a ação de radicais livres.

Outros alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9: óleo de colza, óleo de noz, óleo de girassol, óleo de milho ...

especiarias

Qual é o ponto comum entre açafrão, tomilho, gengibre, anis estrelado, cominho, coentro, curry ou até cravo? Além de trazer sabor, cor e muitos sabores aos seus pratos, sem gordura? Bem, saiba que, neste inverno, eles podem ajudar bastante a fortalecer seu sistema imunológico e ajudar a combater resfriados, gripes, bronquites e muitas outras doenças virais. Como? Simplesmente porque temperos e especiarias contêm muitos agentes antibacterianos, antimicrobianos, antioxidantes, anti-sépticos e anti-inflamatórios que ajudarão você a combater todos os tipos de infecções!

Menção especial ao açafrão, cuja curcumina também é conhecida por inibir o crescimento de tumores cancerígenos.

Outros alimentos ricos em compostos anti-sépticos e antibacterianos: alho, canela, noz-moscada, cardamomo ...

Miúdos em geral

Como 50% da população, você não é fã de carnes de órgãos porque acha que linguiça, tripas, moelas, coração, rins e fígado estão longe de ser apetitosos? É muito compreensível ... No entanto, sob a aparência de comida que não é glamourosa, as carnes de órgãos têm a vantagem de serem extremamente ricas em ferro, um oligoelemento que inclui uma deficiência no organismo resulta em: grande palidez, fadiga crônica, dor de cabeça, cãibras, capacidade física reduzida ... Em suma, um sistema imunológico enfraquecido e um organismo que fica ocioso. Daí o interesse em superar seus preconceitos e comer miúdos de tempos em tempos!

Outros alimentos ricos em ferro: amêijoas, ostras, carne vermelha, soja, tofu, chlorella, spirulina, lentilhas ...

Frutos do mar

Você ama búzios, pervincas, ostras e outros pequenos tesouros do mar? Tanto melhor para suas defesas imunológicas! De fato, os frutos do mar são famosos por sua riqueza em zinco, um oligoelemento essencial para permanecer em boa forma, pois ajuda o corpo a combater infecções, produzindo moléculas antimicrobianas.

Estudos científicos mostraram que pessoas que sofrem de deficiências de zinco sofrem um enfraquecimento de suas defesas imunológicas. CQFD.

Portanto, para aproveitar os efeitos benéficos do zinco no sistema imunológico, não hesite em comer frutos do mar pelo menos uma vez por semana!

Outros alimentos ricos em zinco: fígado, pão de centeio, carne vermelha, frutas secas, legumes ...

Iogurte

Se o iogurte é um dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico, não é de forma alguma uma coincidência! De fato, faz parte de alimentos fermentados ricos em probióticos, micro-organismos (de fato micróbios) que pousam vivos no cólon. Bem, dito assim, parece nojento, mas você deve saber que, na realidade, os probióticos são boas bactérias que promovem o equilíbrio da flora intestinal; flora intestinal que desempenha um papel essencial no sistema imunológico (dos quais 2/3 estão localizados no cólon!).

Outros alimentos ricos em probióticos: leites fermentados, kefir, missô, chucrute, picles, tempeh, microalgas, kombucha ...

Arenque

O arenque é um peixe chamado gordo que acumula pontos positivos para o seu sistema imunológico! Por um lado, é rico em cobre, um oligoelemento essencial, muito pouco presente no corpo humano, e que, no entanto, desempenha um grande papel na luta contra os micróbios, na medida em que ajuda as células macrófagos do nosso organismo. eliminar micro-organismos patogênicos.

Mas isso não é tudo! O arenque também é uma fonte interessante de vitamina D, uma vitamina que promove o desenvolvimento de linfócitos T, um certo tipo de glóbulo branco.

Outros alimentos ricos em vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, cavala, salmão cozido, truta, anchovas, leite de vaca, atum em conserva ...

Gemas de ovos

Por último na lista de alimentos que podem fortalecer seu sistema imunológico: gema de ovo. E se está na lista, é em parte devido ao seu alto teor de selênio, um antioxidante cujo poder antioxidante muito forte foi estabelecido, o que lhe permite promover o bom funcionamento do sistema imunológico (e, portanto, defender-se contra infecções!) e combater os radicais livres.

O selênio também tem o efeito de aumentar a ação dos linfócitos T no corpo, além de ajudar na síntese de hormônios da tireoide.

Portanto, mesmo que seja mais calórico que a clara, não risque a gema da cozinha.

Outros alimentos ricos em selênio: carnes de órgãos, carne, frutos do mar, crustáceos, atum, salmão, queijos ...

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.