Buscar

15 hábitos que podem ajudar a controlar a ansiedade

Ela não escolhe gênero nem classe social.

Cb image default
Divulgação

A ansiedade é encarada como o mal do século por atingir milhões de pessoas no mundo todo. Ela não escolhe gênero nem classe social. Qualquer pessoa pode sofrer de ansiedade e desenvolver diversos sintomas que diminuem, e muito, a qualidade de vida.

Sintomas físicos como dores no peito, de cabeço, suor excessivo, tontura e sensação de morte, também podem aparecer em quem sofre de ansiedade, o que deixa a situação ainda pior. Só que convive com essa companhia indesejada todos os dias, sabe como é angustiante e aflitivo.

Além de procurar ajuda de profissionais da saúde, psicólogos e psiquiatras, que podem indicar o uso de medicamentos, existem alguns hábitos simples que têm o poder de acalmar uma pessoa com ansiedade. Confira quais são na galeria de fotos:

1. Organize-se: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e não acumule funções para não ficar ainda mais ansioso.

2. O sol é o seu melhor amigo: O sol é um poderoso antidepressivo natural. Tente tomar sol todos os dias pelo menos por 15 minutos. Você se sentirá melhor de imediato.

3. Yoga: A yoga é um método bastante conhecido que ajuda a relaxar e equilibrar o corpo e a mente. O exercício pode ajudar a melhorar o humor e a ansiedade, sendo muitas vezes mais eficaz do que até mesmo alguns medicamentos.

4. Pratique algum exercício físico: A atividade física é um dos melhores jeitos de liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

5. Abrace mais: Abraçar é a forma mais simples de liberar oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade.

6. Fique perto das pessoas que você gosta.

7. Preze por uma boa noite de sono.

8. Chás podem ajudar: Chás quentes relaxantes, como camomila e erva-cidreira, podem ajudar. Prepare uma xícara todas as noites.

9. Ouça música: As músicas suaves têm um efeito que ajuda a relaxar o corpo e a mente.

10. Siga uma dieta saudável: Invista em alimentos ricos em ômega-3, pois o nutriente ajuda a reduzir os níveis de estresse, deixando a mente mais leve e saudável.

11. Sorria mais: Esse hábito reduz o estresse e a ansiedade, e contagia quem convive com você.

12. Perceba as pequenas felicidades do dia a dia: É muito importante enxergar felicidade onde parece não existir. Um simples café, uma flor na mesa da sala, uma ida ao mercado, tudo pode ser encarado como um momento feliz.

13. Não se obrigue a sair ou estar com pessoas que não quer.

14. Tente se distrair assistindo a um filme leve.

15. Faça exercícios de respiração: A respiração profunda ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, estimulando o relaxamento. Para isso, basta respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões completamente de ar, crescendo a barriga e expirando pela boca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.