Buscar

4 maneiras de promover o bem-estar no local de trabalho

Veja 4 maneiras de promover o bem-estar no local de trabalho

Cb image default
iStock

Frustrado pelas oito horas que você passa em um cubículo todos os dias? Seu maior desejo é encontrar maneiras de ser ativo e saudável no trabalho? Você não é o único. Muita gente se sente assim. A boa notícia é que a forma como trabalhamos está mudando e seu chefe pode estar mais receptivo do que nunca às suas ideias.

Às vezes, pode ser meio intimidador abordar a gerência com uma solicitação grande. Enquadre suas sugestões explicando que você se importa com seu local de trabalho e que investir em funcionários saudáveis ​​e felizes é bom para os negócios em geral.

Esteja preparado para fornecer informações sobre quaisquer custos associados às suas propostas e se ofereça para liderar o projeto. Com alguma sutileza e um pouco de sorte, você poderá estar almoçando em um tapete de ioga em um futuro próximo.

Se você ama o seu trabalho, mas gostaria de não ser obrigado a ficar acorrentado à sua mesa oito horas por dia, você pode estar com sorte. Muitas empresas estão agora permitindo que os funcionários trabalhem de casa e/ou adotem horários flexíveis.

2. Saúde no ambiente de trabalho

Ficar sentado por longos períodos de tempo pode causar estragos em seu corpo. Quando você mantém a mesma posição curvada o dia todo, não é de se admirar que se sinta enrijecido e esgotado quando volta para casa. Existem algumas maneiras pelas quais podemos combater esses efeitos:

- Alongamento no escritório: mesmo que sejam apenas pequenas impressões penduradas na parede na área de trabalho de cada pessoa, lembrar os funcionários de se levantarem e se esticarem periodicamente pode ser muito eficaz;

- Mesas de altura variável: essas mesas permitem que os usuários mudem a altura para que possam alternar entre ficar de pé e sentado enquanto realizam suas tarefas;

- Assentos: a última novidade nesse quesito são os balance ball seats, uma espécie de cadeira na qual o assento é uma bola. Claro que trocar um poltrona confortável e giratória por uma bola de equilíbrio pode levar algum tempo, mas seus músculos ficarão ativados o dia todo!

Cb image default
iStock

3. Exercício físico

Você provavelmente não conseguirá convencer seu chefe a deixá-lo se exercitar por duas horas todos os dias, mas há outras maneiras de o seu local de trabalho promover atividades físicas:

- Ioga do meio-dia: algumas empresas oferecem a modalidade durante a hora do almoço para promover o bem-estar. Entre em contato com os estúdios locais, pois eles podem ter professores que estejam dispostos a liderar essas aulas. Pergunte o que eles precisariam em termos de espaço, equipamento e compensação e inclua essas informações em sua proposta;

- Grupos de caminhada ou corrida: tente coordenar grupos de funcionários que queiram caminhar ou correr juntos antes do trabalho ou durante o horário do almoço. Você pode incorporar desafios e seu escritório pode até mesmo patrocinar equipes que desejam participar de corridas e maratonas locais;

- Gerenciamento de peso e campanhas contra o tabagismo: os funcionários que desejam manter um peso saudável e/ou parar de fumar podem se beneficiar de um grupo no local que fornece dicas e apoio;

- Cadeira de massagem: muitos massagistas oferecem serviços que podem ser reservados em agendas semanais ou mensais. Os funcionários podem se inscrever e pagar antecipadamente por sessões curtas para agilizar o processo.

Cb image default
iStock

4. Opções mais saudáveis de comida

Mesmo se não houver alternativa de refeições internas, a maioria dos locais de trabalho tem uma sala de descanso. Normalmente, isso inclui uma máquina de venda automática e, talvez, bebidas quentes. Há algumas maneiras de modificar essas opções para oferecer suporte a uma força de trabalho mais saudável:

- Alimentos melhores: seja para compra ou como um benefício adicional para os funcionários, opções de lanches mais saudáveis ​​existem. Juntamente com as tradicionais chips e barras de chocolate, itens que contêm pouco ou nenhum açúcar, por exemplo, podem ser uma adição bem-vinda.

- Feira livre: durante a época de cultivo, os empregadores podem convidar produtores para um pequeno mercado semanal, onde os funcionários podem comprar frutas e vegetais frescos. Como um incentivo adicional, você pode lembrar ao seu chefe que a compra local ajuda a impulsionar a economia;

- Jardim comunitário: se tiver espaço suficiente, seu local de trabalho poderá criar sua própria horta comunitária. Os funcionários podem compartilhar a responsabilidade de manter as plantas. As pesquisas já provaram que a jardinagem pode ajudar a melhorar o humor e diminuir o estresse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.