Buscar

4 maneiras de substituir o açúcar no dia a dia

O açúcar é um ingrediente que está muito presente no nosso dia a dia.

Cb image default
Shutterstock

Ele pode ser adicionado às bebidas, às receitas e também está em diversos produtos industrializados. Mas, para adoçar, ele não é a única opção: confira 4 maneiras de substituir o açúcar no dia a dia.

4 maneiras de substituir o açúcar

Stévia

A stévia é um adoçante natural produzido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni. Ela tem o poder de adoçar bem maior do que o açúcar, mas a sua vantagem está no fato de não ser tão calórica. Além disso, ela pode ser usada tanto no preparo de receitas frias quanto quentes, pois ela resiste a altas temperaturas. Pode ser encontrada nos supermercados, em algumas farmácias e em lojas de produtos naturais.

Mel

O mel é um dos mais poderosos adoçantes naturais que nós temos. Seu consumo apresenta diversos benefícios para a saúde: ele tem ação antifúngica e antibacteriana. Outra qualidade é que eles duram por muito, muito tempo. Você pode usá-lo para adoçar chás, vitaminas e também bolos e tortas. Diferente do açúcar refinado, ele possui médio índice glicêmico, que é um indicador da velocidade com que o carboidrato presente em um alimento alcança a corrente sanguínea e altera o nível de açúcar no sangue.

Xilitol

O xilitol é um dos adoçantes naturais mais indicados para quem quer substituir o açúcar. Diferente de alguns outros, ele é o que possui menos sabor amargo. Além disso, ele também pode ser usado como açúcar culinário, o que significa que ele pode ser acrescentando no preparo de bolos e biscoitos.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é uma das melhores formas de substituir o consumo do açúcar, principalmente por quem deseja perder peso. Ele possui baixo índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, como todos os produtos derivados dessa fruta incrível, o açúcar de coco é rico em diversos nutrientes como cálcio e potássio. Mas, assim como qualquer fonte de açúcar, é importante que ele seja usado com moderação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.