Buscar

4 receitas de chá de hibisco: com gengibre, canela, cavalinha e até em forma de gelatina

Cb image default
Divulgação

Chás para emagrecer são um ótimo jeito de potencializar a dieta, ainda mais quando combinamos elementos que aceleram a redução de peso. O hibisco, por exemplo, sucesso nas dietas, pode ser misturado a outros ingredientes para aumentar ainda mais os efeitos dessa infusão cheia de benefícios.

Diurética, termogênica e antioxidante, a bebida combate doenças e ainda reduz a absorção de gorduras e carboidratos pelo corpo. Mas vale lembrar que, assim como outros alimentos, o hibisco é contraindicado para alguns grupos de pessoas, pois pode adiantar o fluxo menstrual e abaixar a pressão.

Emagrecer com chá de hibisco

Nenhum chá ou alimento causa perda de peso por si só. Todavia, há algumas infusões que podem colaborar com o emagrecimento, como o hibisco. Por ser termogênico, a planta acelera o metabolismo e a queima de gorduras a partir do aumento da temperatura corporal.

Esse efeito é aumentado com as propriedades digestivas que facilitam a ingestão de gorduras e carboidratos, regulando o trânsito intestinal.

Cb image default
Divulgação

Diurético, o ingrediente aumenta o volume de urina, o que ameniza a retenção de líquido. Sua ação adstringente também ajuda a reduzir as taxas de colesterol e glicemia, responsáveis por causar problemas cardiovasculares e diabetes, respectivamente.

Além disso, os benefícios do hibisco incluem a ação antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, organismos que oxidam as células e causam envelhecimento e doenças.

Confira abaixo as principais combinações para potencializar o chá de hibisco:

Chá de hibisco com gengibre

Misturar hibisco e gengibre é excelente opção para quem quer perder peso e aumentar a imunidade. A ação deste chá emagrecedor é viabilizada pela propriedade termogênica dos alimentos, que aquece o corpo para aumentar a eliminação de gorduras e acelerar o metabolismo. Já o poder anti-inflamatório do gengibre é ótimo para aumentar a imunidade e evitar doenças como gripe, dor de garganta, diabetes e até mesmo amenizar quadros de celulite.

Ingredientes:

500 ml de água

2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada

1 colher de sobremesa rasa de gengibre em pó ou um pedaço pequeno da raiz

Modo de preparo:

Esquente a água até que ela forme bolhinhas. Em seguida, retire do fogo, insira o hibisco e o gengibre e tampe a mistura por 10 a 15 minutos. Beba ainda quente ou gelado.

Cb image default
Divulgação

Chá de hibisco com cavalinha

A adição de cavalinha cria uma poderosa receita com hibisco para perder peso, já que planta é diurética, anti-inflamatória e também desintoxicante. Essa bebida é ideal para começar o dia acelerando o metabolismo, além de diminuir a retenção de líquido e combater a flacidez e a celulite.

Ingredientes:

1 litro de água

5 colheres de sopa da flor de hibisco desidratada

3 colheres de sopa de flor de cavalinha picada

Modo de preparo:

Ferva a água com o hibisco e a cavalinha. Em seguida, desligue o fogo e cubra a bebida por 10 minutos. Depois, coe, deixe esfriar e beba 30 minutos antes das refeições.

Cb image default
Divulgação

Chá de hibisco com canela

Misturar hibisco com canela é uma boa opção para quem quer potencializar o efeito termogênico dos alimentos, que ocorre por meio da elevação da temperatura corporal no qual acelera o metabolismo e a queima de gorduras. “A canela também é hipoglicemiante, ou seja, reduz o açúcar no sangue. Além disso, ela propicia um sabor adocicado ao chá”, conta a nutricionista Vanderli Machioli.

Ingredientes:

1 litro de água

2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada

1 canela em pau

Modo de preparo:

Esquente a água até levantar fervura e, em seguida, desligue o fogo. Depois, adicione os demais ingredientes e abafe a infusão por 5 a 10 minutos. Beba em seguida.

Cb image default
Divulgação

Gelatina de chá de hibisco

Pouca gente sabe, mas a ingestão de hibisco não se limita ao preparo de chás. A flor pode ser usada para preparar sobremesas, como a gelatina. A receita passada pela nutricionista das famosas, Patricia Davidson Haiat, colabora com a diminuição do inchaço e ainda ajuda a emagrecer.

Ingredientes:

400 ml de chá de hibisco morno preparado com 2 colheres de sopa de hibisco desidratado

10 gramas de gelatina em pó incolor

Modo de preparo:

Acrescente a gelatina ao chá e despeje a mistura em potes. Leve para geladeira até endurecer e consuma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.