Buscar

A joanete, suas causas e o procedimento para garantir a saúde dos pés

Hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é um problema que causa dores e muito desconforto nos pés.

Cb image default

Muito além de um problema estético, o hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é um problema que causa dores e muito desconforto nos pés. Pode ter causas genéticas hereditárias, também pode ser fruto de uma artrite reumatóide ou pode ser causado pelo uso frequente de calçados fechados e de bico fino, que causam o desalinhamento dos dedos dos pés.Nesse caso, muito mais comuns em mulheres do que em homens.

Esse é o caso da funcionária pública aposentada, Lucy Moreira Stritar, 75 anos, que notou o surgimento da joanete há muitos anos, “uns quarenta mais ou menos”, como ela mesma conta. “Quando era adolescente, usava muito calçado de bico fino”. “No entanto, segundo ela, não incomodava e nem tinha dores”, mas de uns tempos pra cá, Lucy notou que o calo lateral no pé começou a inchar ainda mais. “Começou a juntar um líquido que é próprio do organismo e ficou muito grande”, lembrou durante o bate-papo com a reportagem.

Cb image default

A cirurgia é recente. Foi feita no dia 26 de março e Lucy ainda está em fase de recuperação. Sente dores ao caminhar e por isso se locomove apenas o necessário. “Nenhuma cirurgia é fácil, já comecei a usar o calçado ortopédico, uma sandália própria”, contou.

Com o tempo, a joanete também entorta os dedos do pé e por isso, Lucy também precisou operar um dos dedos. “A cirurgia foi feita na joanete do pé direito e no dedo do pé esquerdo”, mas uma outra cirurgia deverá ser feita no pé onde agora foi operado o dedo, afirmou. Na primeira semana ela já conseguia pisar com apoio, mas só há uma semana sentiu mais segurança para andar melhor

Segundo o especialista em pés e tornozelo, doutor Caio Augustus. “Esse é um problema que vai piorando com o tempo e os tratamentos conservadores são difíceis de apresentar resultado. Quem tem esse problema, é bem difícil fugir de uma cirurgia”, explicou o médico.

Cb image default

Enquanto Lucy acredita ter desenvolvido o problema devido ao uso de calçados, a técnica de enfermagem, Rosilene Rodrigues da Silva, 45 anos, tem convicção ao dizer que sua deformidade nos pés é genética. “Tenho uma tia e um primo com o mesmo problema”, afirmou.

“Quando surgiu a joanete, eu tinha uns treze anos. É histórico na minha família, nunca fui de usar calçado fechado. Com o passar do tempo foi crescendo e sentia muita dor no peito do pé”, contou. Ela chegou a procurar um especialista alguns anos atrás e a indicação era cirúrgica, mas como tinha filhos pequenos na época, acabou protelando.

“Com o passar do tempo aquilo foi crescendo e doendo muito, o sapato incomodava demais e foi quando resolvi procurar o doutor Caio”. A cirurgia no pé direito foi realizada no dia 29 de abril e Rosilene ainda está se recuperando. O próximo passo é fazer o mesmo com o pé esquerdo, mas só de pensar que não terá mais as dores que sentia antes, a paciente se diz maravilhada.

O especialista explica que após a cirurgia, os pacientes precisam usar um sapato específico durante seis semanas. “Mas logo na primeira semana após a cirurgia já podem pisar no chão. Ele lembra ainda que os ditos corretores de joanetes não são funcionais e que a grande indicação acaba sendo cirúrgica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.