Buscar

Agosto registra menor número de mortes e casos por covid no ano em MS

Foram 366 mortes devido a doença em agosto.

Cb image default
Divulgação

Agosto termina como o mês com menor número de casos e mortes por covid-19 no ano em Mato Grosso do Sul. Houve uma queda 46% de óbitos e 38% no número de casos em comparação ao mês anterior. Os dados também refletem nas internações, que caíram 56% em relação ao final de julho.

Foram 366 mortes devido a doença em agosto. O pior mês foi abril, quando 1.399 pessoas morreram em decorrência do vírus. Depois aparece junho com 1.317 óbitos, seguido por maio (1.128), março (1.101), julho (680), janeiro (573) e fevereiro (414).

Este cenário também reflete no número de casos confirmados da covid-19, que teve redução de 38% em relação ao mês anterior, com 12.619 em agosto e 20.551 em julho. O pior foi em junho, quando se chegou a 44.686 casos. Segundo os especialistas esta queda tem relação direta com a vacinação da população.

Estes dados também mostram a situação dos hospitais do Estado, que neste final de agosto registram 250 pessoas internadas em função da doença, o que representa 56% a menos que em 31 de julho, quando eram 571 pacientes nestas condições. Um dos fatores é a taxa de contágio que se mantém abaixo de 0,90 desde 15 de julho, estando neste final de agosto em 0,87.

Cb image default
Divulgação

Vacinação

Principal motivo para redução de casos e mortes, a vacinação em Mato Grosso do Sul segue em destaque nacional, com a liderança do ranking entre os estados na aplicação da primeira e segunda dose. Também mantém a logística de entregar os imunizantes em menos de 12 horas nas 79 cidades.

O Estado já dispõe de 73% da população vacinada ao menos com a primeira dose. Quando se leva em conta o público adulto, este percentual chega a 92%. Nesta faixa etária 59% das pessoas completaram o ciclo de imunização (dose única ou segunda dose). Ao todo já foram mais de 3 milhões de doses aplicadas.

O governador Reinaldo Azambuja incentivou os municípios a promover “mutirões” de vacinação, com o lema “vacina no braço e não na geladeira” e ainda pediu à população que completasse o ciclo de imunização, tomando a segunda dose, assim que chegasse sua vez no calendário definido pelas cidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.