Buscar

Alimentação saudável ajuda a aumentar a imunidade

Com a quarentena, o mundo viu a necessidade de se readaptar à nova realidade de confinamento domiciliar.

Cb image default
Divulgação

Nos últimos meses a população brasileira e mundial teve que se recolher a suas casas como medida de contenção e prevenção contra o coronavírus (Covid-19).

Com a quarentena, o mundo viu a necessidade de se readaptar à nova realidade de confinamento domiciliar.

Contudo, um longo período de reclusão acaba gerando certa ansiedade nas pessoas e isso muitas vezes acaba sendo descontado na alimentação seja ingerindo mais fast-foods, pizzas, doces, sorvetes, entre outros.

O grande problema desse hábito é que estes alimentos não contém as vitaminas necessárias para manter o organismo em equilíbrio o que pode deixar as pessoas mais expostas a graves doenças que atacam o organismo, principalmente ao próprio coronavírus.

"Muita gente acha que simplesmente ficando em casa, estará 100% imune ao Covid-19, porém uma alimentação desequilibrada pode tornar essas pessoas mais expostas a gripes e outras doenças respiratórias graves", destaca Allyson Moura, engenheiro agrônomo, especialista em nutrição de plantas e RTV da Ubyfol, multinacional brasileira que desenvolve fertilizantes especiais.

A recomendação para manter o sistema imunológico e de defesa do organismo sempre fortalecido é consumir diariamente frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em vitaminas e que vão contribuir para a prevenção de doenças.

"Mesmo neste período de isolamento, os produtores rurais e nós do campo não paramos e seguimos trabalhando arduamente para garantir que os alimentos cheguem a mesa da população com qualidade e segurança", afirma Moura.

Alimentos que fazem a diferença

Selecionamos algumas frutas que podem ser encontradas facilmente em qualquer cidade no Brasil estando acessível a boa parte da população e que são importantes para a manutenção da saúde. Uma delas é o melão.

Cultivado principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará, a fruta é muito importante do ponto de vista nutricional por ser rico em vitaminas C e D além de ter ação diurética.

De maneira geral, o melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio.

Ela também ajuda no controle de pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Mamão

Assim como o melão, o mamão é outra opção rica em nutrientes que combina com diversos outros alimentos e, devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais, é considerado um "remédio caseiro".

O que muita gente não sabe é que a fruta é uma importante fonte de vitamina C, contendo até 10 vezes mais deste componente do que a laranja, sempre colocada como a grande fornecedora da substância.

Além da vitamina C, o mamão também possui grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, componentes que beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração, além de diversos outros nutrientes.

O mamão é uma rica fonte de variadas substâncias, como a riboflavina que também é conhecida como vitamina B2, que auxilia a reduzir os danos causados pelo excesso de estresse e ajuda a preservar a integridade do sistema nervoso.

Tomate

O tomate também tem papel importante na manutenção da saúde. A fruta, apesar de normalmente ser usada como legume em saladas e pratos quentes, tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois combate os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções.

O tomate tem como principal benefício para a saúde, ajudar a prevenir o câncer, principalmente o de próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno, que está muito mais bio-disponível quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.

Manga

Já os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas. A fruta é bem versátil e pode ser consumida in natura, em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos.

Entre os seus benefícios, ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias e fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante.

Uvas

As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como: prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Cada variedade de uva traz propriedades específicas.

As variedades roxas, por exemplo, por serem ricas em ácido fólico, ajudam a prevenir anemia.

As uvas verdes ajudam a melhorar a circulação, por serem ricas em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células e também atuam mantendo a saúde dos ossos.

Banana

Talvez a mais popular entre as frutas, a banana não fica atrás das outras quando o assunto é benefício para a saúde. Rica em potássio, é perfeita para baixar a pressão arterial.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

Além disso, é rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso e ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo.

A fruta também ajuda a garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, melhorando a sensação de bem-estar.

O trabalho não para

Em todas essas culturas tão importantes para a saúde da população, a Ubyfol trabalha forte oferecendo soluções para a parte nutricional garantindo boas produtividades aos produtores aliada a alta qualidade aos consumidores.

"O consumidor brasileiro pode ter a certeza de que está adquirindo o que há de melhor no mercado. Produtos feitos com boas práticas agrícolas sempre acompanhadas pelas exigências das certificadoras", destaca o engenheiro agrônomo.

Atualmente a Ubyfol oferece produtos especiais em nutrição vegetal, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas.

"Nós do agro estamos no campo produzido alimentos de excelente qualidade para que as pessoas fiquem em casa", finaliza Moura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.