Buscar

Animais não transmitem Covid-19, explica médica veterinária

Diretora de uma indústria de medicamentos homeopáticos, Dra. Mônica destaca que não se deve abandonar ou sacrificar animais

Cb image default
Divulgação

Em um momento de extrema preocupação com a pandemia de coronavírus (Covid-19), surgem muitas especulações sobre os riscos de contágio e transmissão da doença por meio dos animais.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que não é possível que animais transmitam ou desenvolvam a doença e portanto, não há motivos para abandono ou medo de contato com eles, principalmente com os pets, com quem a maioria das pessoas convive diariamente.

Em alguns países, como China e Espanha, ocorre o abandono e sacrifício de animais de estimação, segundo publicação do El País desta terça-feira (17).

A médica veterinária homeopata e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Mônica de Souza esclarece que não há motivo para abandonar ou eutanasiar os animais, pois, a propagação atual do Covid-19 é o resultado exclusivo da transmissão entre seres humanos.

“De acordo com a OMS até o momento, não há nenhuma evidência de que os animais possam espalhar a doença. Portanto, não há justificativa para ações cruéis e medidas drásticas como abandonar os animais nas ruas ou sacrificá-los. Além disso, cientistas chineses que atuam na pesquisa do Covid-19 alertaram que, até o momento, não há o menor risco de transmissão de animais de estimação para humanos”, explica a médica veterinária.

A homeopata veterinária ressalta que a atenção às medidas de prevenção deve ser mantida e reforçada quando em contato com os pets.

“Quando nos vemos diante desta situação de pandemia e para limitar os riscos não só desta, mas de outras doenças, regras gerais de higiene devem ser aplicadas. .É importante lavar as mãos com água e sabão constantemente, inclusive depois de tocar, acariciar ou brincar com seu animal de estimação. Evite tocar nos olhos, nariz e boca e é recomendável evitar de beijar seus animais”, explica.

Outro alerta da médica veterinária é para os riscos que o abandono pode ocasionar, além da crueldade com os pets que até então eram alimentados regularmente e tinham um lar.

“Animais nas ruas é um risco, pois, o bicho sofre com o medo, fome e maus-tratos, além do perigo de serem atropelados e também atacarem as pessoas, já que estarão assustados e famintos. Por isso orientamos consciência. Não há necessidade alguma de se desfazer dos pets”, alerta Dra. Mônica de Souza.

Orientação – O momento é de atenção redobrada à saúde das pessoas. Quem puder evitar aglomerações e sair de casa sem necessidade, está colaborando para evitar maior disseminação da doença.

Lavar as mãos sempre e continuamente com água e sabão, usar álcool gel se possível e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar também são medidas importantes.

Idosos e pessoas com doenças crônicas são mais sucessíveis, portanto, caso esteja com suspeita da doença, evite contato pelos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.