Buscar

Animais precisam de cuidados especiais durante período de tempo seco

Veterinária esclarece sobre doenças comuns no período e medidas para manter o pet saudável

A escassez de chuvas comum em Mato Grosso do Sul no Inverno sempre exige cuidados especiais com a saúde. O ‘tempo seco’ dificulta a respiração e exige maior hidratação ao longo do dia, entre outras precauções.

Além dos humanos, os animais também são afetados pelo clima e os tutores devem ter cuidado redobrado no período. Ressecamento de mucosas, sangramentos nasais, feridas na pele e doenças respiratórias são apenas alguns dos problemas comuns nesta época do ano.

“Os pets, assim como os humanos, sofrem da mesma forma com o tempo seco, em especial os mais idosos e algumas raças específicas de cães. É importante muita atenção ao período, pois é quando ocorre maior infestação de pulgas e carrapatos, além de doenças respiratórias como traqueites e traqueobronquite (tosse de canis) e ainda as oftálmicas, como a conjuntivite, muito comum em gatos no período”, alerta a médica veterinária e homeopata e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Dra. Mônica de Souza.

As doenças infecto contagiosas também se proliferam mais facilmente neste período, o que exige atenção às vacinas para evitar contágio com a cinomose, por exemplo. Já para os casos de controle de pulgas, carrapatos e demais infecções, a homeopatia é grande aliada na manutenção da saúde dos animais.

“É importante manter a imunidade do animal para que seu organismo esteja mais fortalecido diante de possíveis infecções. A homeopatia veterinária conta com produtos preventivos e de tratamento para pulgas e carrapatos, sem intoxicar o animal, que está ainda mais vulnerável no período”, explica a veterinária.

Cb image default
Divulgação

Passeios, banhos e hidratação – As doenças de pele são bastante comuns também e em geral, os tutores acreditam que dar banhos contínuos melhora a saúde do animal, em especial os cães, mas na verdade o ideal é evitar os banhos, mesmo quando as temperaturas estão elevadas, já que a pele do animal acaba se fragilizando ainda mais.

“ O ideal é apenas escovar o pelo, pois, o banho neste caso retira a proteção da pele que já está mais frágil. Quanto aos passeios, devem ocorrer apenas em horários onde a umidade do ar está mais elevada, ou seja, logo cedo ou à noite. Cães das raças Boxer, Pug e Buldogue são ainda mais propensos a problemas e podem ter crises de hipertensão arterial, devido a dificuldade de respirar, já que tem o focinho mais curto. Por fim, é essencial manter o animal sempre hidratado, com água fresca e abundante”, alerta Dra. Mônica.

Outra dica da veterinária é para animais que moram em apartamentos. Umidificadores ou espalhar toalhas molhadas pelas janelas ajuda a melhorar a qualidade doar.

Inverno sem chuvas – De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, a umidade relativa do ar não deve apresentar melhora no Estado entre julho e agosto, atingindo limites críticos, nem mesmo após as chuvas registradas recentemente.

“A massa de ar seco está cada dia mais forte, colocando a umidade em declínio em todo o Centro-Oeste, podendo passar por momentos de alerta e até mesmo chegar a situação emergencial. O clima seco será a tônica da estação e não deve chover até agosto”, informa o meteorologista.

Natálio Abraão alerta ainda sobre os riscos das queimadas no período.

“ Esse clima seco atinge humanos, animais e a vegetação e aumenta muito o risco das queimadas, o que torna a situação ainda mais grave. Com a projeção de escassez de chuvas e altas temperaturas, as queimadas são um grande risco”, esclarece.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.