Buscar

Câncer de mama cresce 13,4% no Brasil, segundo o Inca

O oncologista Rogério Agenor Araújo atribui o aumento do câncer de mama à ascensão feminina (Foto: Cleiton Borges)

A estimativa nacional de incidência do câncer de mama entre mulheres passou de 49,4 mil casos para 57,1 mil, entre 2009 e 2014, um aumento de 13,4%, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e responsável por 20% dos diagnósticos de tumor maligno no país, o câncer de mama vai ser tema de uma série especial de reportagens, publicadas de hoje até domingo (19), no CORREIO de Uberlândia, por ocasião da mobilização internacional contra a doença, o “Outubro Rosa”.

Em Uberlândia, no Hospital do Câncer, 266 pacientes iniciaram quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer de mama entre 2008 e 2009 em Uberlândia. No mesmo período de referência, entre 2013 e 2014, foram atendidas 296 pessoas, um aumento de 10%. Embora parcial, já que representa um dos atores do atendimento clínico especializado, o número expressa a tendência da cidade em seguir a estimativa nacional.

O oncologista Rogério Agenor Araújo atribui o crescimento da incidência do câncer de mama à mudança no papel social da mulher. “Sua inserção no mercado de trabalho acaba resultando na falta de tempo para exercícios físicos e alimentação equilibrada, aumentando a obesidade, fator de risco na menopausa”, afirmou.

Já o oncologista Luciano Paladini informa que 88% dos casos de câncer de mama incidem sobre mulheres com mais de 45 anos. Entre os fatores de risco vinculados à menopausa, está ainda a reposição hormonal durante longo período. A história familiar positiva também oferece risco.

Mortalidade

Dados do Inca, apurados entre 2009 e 2012, indicam que a mortalidade de brasileiras vítimas do câncer de mama por ano passou de 11,9 mil a 13,5 mil, aumento de 11,8%. A entidade atribui o crescimento ao número de diagnósticos tardios, que ainda acontecem no país.

Segundo oncologista Rogério Agenor Araújo, o autoexame ainda é uma importante forma de prevenção, já que aumenta o conhecimento da mulher sobre a estrutura da mama. Ele destaca ainda o exame de mamografia, capaz de localizar lesões pré-malignas não reveladas pelo apalpamento.

O ato de apalpar a mama foi decisivo para Maria do Socorro Santos, de 66 anos, vencer o câncer. “Estava no banho e senti o caroço. Aquilo me incomodou e me levou ao médico”, disse. Entretanto, em função do estágio avançado da doença, ela perdeu as duas mamas no tratamento.

Empresas e instituições aderem ao “Outubro Rosa”

Desde 1990, o mês de outubro foi escolhido para lembrar simbolicamente a luta contra o câncer de mama. Em Uberlândia, durante o “Outubro Rosa”, instituições de diferentes segmentos promovem iniciativas para ampliar o alcance da informação sobre a doença e estimular o diagnóstico precoce. Nesta terça-feira (14), o Centro Oncológico do Triângulo (COT) realiza, no Pratic Shopping, uma série de atividades e orientações sobre a doença direcionadas a todas as mulheres que passarem pelo local. E, nos dias 17 e 18, é a vez o Serviço Comercial de Uberlândia (Sesc) promover, das 10 às 22h, no Center Shopping, uma ação de orientação sobre a importância do autocuidado de prevenção à doença.

Por outro lado, empresas da cidade estão se iluminando de cor-de-rosa em referência à cor do laço que simboliza a luta contra a doença. A Algar Telecom, por exemplo, iluminou os prédios do Centro Administrativo, no bairro Brasil, e CDI, no Distrito Industrial. O Uberlândia Business Tower (UBT) iluminou sua torre, no Center Shopping. O mesmo ocorre com prédios públicos, como Teatro Municipal, Museu Municipal e Casa da Cultura. Já a igreja do Rosário foi iluminada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.