Publicado em 11/02/2020 às 07:14, Atualizado em 11/02/2020 às 11:25

Chá de abacaxi com canela auxilia na perda de peso; veja maneira correta de fazer

O chá de abacaxi com canela emagrece?

Mundo Boa Forma,
Cb image default
Divulgação

Muito são os chás associados à perda de peso, que as pessoas prometem que podem ajudar a emagrecer como mágico. No entanto, é preciso conhecer bem a receita em questão para se certificar de que ela realmente pode dar aquela força para emagrecer ou se tudo não passa de um mito.

O chá de abacaxi com canela emagrece?

Por exemplo, um dos chás que pode ser associado à diminuição do peso é o que é preparado com a mistura de abacaxi com canela.

Porém, para termos certeza de que o chá de abacaxi com canela emagrece realmente, vamos procurar descobrir se esses dois ingredientes realmente possuem efeitos que podem promover a diminuição do peso.

A bebida feita com a casca do abacaxi, a canela, o cravo e a hortelã é conhecido como um chá diurético, ou seja, que promove o aumento da eliminação de água no organismo por meio da urina.

Isso é útil para quem precisa combater o inchaço, que pode ser causado no corpo por conta da retenção de líquidos e que dá a impressão que a pessoa está mais cheia.

O consumo da canela é útil para a perda de peso porque ela é um alimento termogênico. A termogênese é um processo que favorece a aceleração do metabolismo, resultando em uma eficiência maior na queima de calorias e gorduras.

Vale mencionar ainda que a especiaria é anti-inflamatória, o que a torna a canela interessante para as pessoas que sofrem com a obesidade, visto que elas sofrem com um quadro de inflamação crônica.

Um componente do abacaxi, conhecido pelo nome de bromelaína, acelera o processo de digestão, o que também gera uma aceleração no metabolismo.

A canela também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar do sangue, e isso é algo positivo para o emagrecimento.

Vale lembrar que ao tomar o chá de abacaxi com canela no lugar de outras bebidas calóricas como sucos e refrigerantes, você estará retirando relevantes calorias da sua alimentação. Isso pode ajudar sim seus esforços para emagrecer.

Então…

Mais adequado do que afirmar que o chá de abacaxi com canela emagrece é dizer que ele pode dar uma força para o processo de perda de peso. Porém, sozinho ele não dá conta do recado e nem opera milagres.

Até porque nenhum tipo de alimento possui poderes mágicos para queimar gordura. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, procure uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, que seja adequada para você, e pratique exercícios físicos com frequência, que ajudam a aumentar a eliminação de calorias.

Para garantir que a sua dieta e o seu treino sejam seguros e saudáveis e não tragam problemas para a sua saúde, conte com o acompanhamento de um nutricionista e um educador físico.

3 receitas de chá de abacaxi com canela

1. Receita de chá de abacaxi com canela

Ingredientes:

1 litro de água;

2 fatias de abacaxi;

3 pedaços grandes de canela em pau;

Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela, adicionar o abacaxi e a canela e levar para ferver durante cinco ou 10 minutos; Desligar o fogo, adicionar o adoçante a gosto, se assim desejar, esperar esfriar um pouquinho e servir-se imediatamente.

2. Receita de chá de abacaxi com canela

Casca de um abacaxi;

2 fatias de abacaxi;

1 litro de água;

6 folhas de hortelã;

1 canela em pau;

Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Ferver as cascas de abacaxi em uma panela com o litro de água durante aproximadamente 10 minutos; Então, desligar o fogo, adicionar as fatias de abacaxi, as folhas de hortelã e a canela em pau; Tampar e deixar descansar durante 10 minutos; Coar, adoçar a gosto, se assim preferir, esperar dar uma esfriada e servir-se imediatamente.

3. Receita de chá de abacaxi com canela

Ingredientes:

Casca de um abacaxi;

5 cravos;

1 pau de canela;

10 folhas de hortelã;

1,5 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes dentro de uma panela com os 1,5 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos. Desligar o fogo, esperar esfriar um pouquinho e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que o abacaxi e a canela que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpinhas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com a canela

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto.

Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas de circulação, nos fígados ou rins deve consultar o médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, além daquele que foi indicado para o tratamento da diabetes, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Entretanto, recomenda-se que cada pessoa consulte o médico ou nutricionista para saber qual é a melhor porção de canela indicada para ela, visto que essas quantidades podem variar bastante.

A ingestão em excesso da canela diariamente – além dos 6 g recomendados – pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.