Buscar

Chupetas podem afetar o desenvolvimento da fala em bebês

Sempre houve a preocupação de que as chupetas pudessem prejudicar o desenvolvimento da fala na infância - e uma nova pesquisa provou que isso realmente é verdade. 

(Foto: Rex)

O debate das chupetas não é algo novo (você se lembra do drama com Harper Beckham?), e muitos pais ficam preocupados pelo fato delas serem frequentemente usadas como uma solução para silenciar o choro de bebês e crianças.

As chupetas também vêm com uma variedade de riscos para a saúde. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que os pais evitem o uso das chupetas no caso de crianças com mais de um ano, já que elas podem afetar o desenvolvimento da fala. Embora pesquisas recentes apoiem esta recomendação, elas parecem sugerir que as crianças com menos de um ano também não deveriam utilizá-las.

Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences afirma ser o primeiro a descobrir uma ligação direta entre o movimento motor oral e a percepção da fala. Os bebês estudados pelos pesquisadores não foram capazes de distinguir diferentes letras quando tinham uma chupeta na boca, fazendo com que os mesmos concluíssem que os bebês precisam movimentar suas línguas para favorecer o desenvolvimento da fala.

Foram dadas chupetas a bebês de seis meses que estavam aprendendo inglês enquanto eles ouviam os dois sons de “d” em Hindi. Quando as crianças estavam usando a chupeta, restringindo os movimentos da ponta da língua, elas tiveram dificuldade para diferenciar os sons de “d”. No entanto, quando a chupeta foi removida, eles conseguiram notar a diferença – levantando questões a respeito de quanto tempo de movimentos “livres” da língua os bebês precisam para que a sua percepção da fala evolua como seria esperado.

“Até agora as pesquisas no campo de percepção da fala e aquisição de linguagem usaram primariamente a experiência auditiva como o fator relevante,” a Dra. Alison Bruderer, da British Columbia University, no Canadá, contou ao The Telegraph. 

“Os pesquisadores deveriam estar analisando também os movimentos motores orais dos bebês.”

Ainda que este seja o primeiro estudo a avaliar como as chupetas afetam a percepção da fala, diversas pesquisas anteriores observaram como as mesmas afetavam o atraso no desenvolvimento da linguagem, e descobriram que crianças que usam chupetas têm três vezes mais chances de sofrer de problemas relacionados à fala, conforme elas crescem.

David não ficou feliz com a repercussão da chupeta de Harper. (Foto: Instagram/David Beckham)

As crianças que usam chupetas também correm outros riscos. Para os bebês recém-nascidos que estão aprendendo a mamar no peito, existe o risco de confundir a chupeta com o mamilo, e algumas pesquisas sugerem que existe uma ligação entre o uso de chupetas e a presença recorrente de infecções no ouvido em crianças.

Mas também há muitas vantagens em usar a chupeta. Para os bebês, ela ajuda a reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil, e é uma ótima forma de fazer com que eles se acalmem quando estão cansados ou se sentindo mal – exatamente a razão pela qual Harper, de quatro anos, foi vista usando uma, recentemente. Além disso, a chupeta pode ajudar com o refluxo e as dores decorrentes do nascimento dos dentes.

“Muitos pais optam por usar a chupeta para acalmar seus bebês, incluindo eu mesma, e eu realmente acho que não há problema em fazer isso, se ela for usada com moderação,“ diz a especialista em parentalidade Fi Star-Stone, fundadora da Childcare Is Fun. 

“Usar a chupeta na hora de dormir e em momentos de desconforto ou estresse é melhor do que usá-la continuamente durante o dia, já que é nesta situação que potenciais problemas no desenvolvimento dos dentes e da fala podem ocorrer”.

Muitas crianças mais velhas usam a chupeta quando estão nervosas e preocupadas ou para dormir, e isso não deve ser fonte de apreensão, a não ser que elas suguem com muita intensidade e ao longo de todo o dia.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.