Buscar

Cidade de MT decreta situação de emergência por epidemia de dengue

Aripuanã, de 20 mil habitantes, teve 64 casos suspeitos de dengue em 2016.Decreto de situação de emergência tem validade de 120 dias.

A prefeitura de Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por causa da epidemia de dengue e em função da introdução dos vírus que causam a zika e a febre chikungunya no município. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O município tem 20,6 mil habitantes.

Entre os dias 1º e 30 de janeiro de 2016, foram notificados 64 casos suspeitos de dengue em Aripuanã, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Não houve notificações de zika vírus e nem de febre chikungunya no período.

O decreto, com data de 5 de fevereiro de 2016, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na segunda-feira (8) e declara situação de emergência em Aripuanã por 120 dias. A prefeitura levou em consideração a necessidade de que sejam adotadas, por parte do Poder Executivo Municipal, medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Por meio do decreto, a prefeitura fica autorizada a entrar, se preciso acompanhados por policiais, nos imóveis desocupados ou abandonados e naqueles em que os cidadãos não quiserem liberar a entrada dos servidores públicos.

O Executivo municipal poderá ainda requisitar bens e serviços, além de fazer contratações, de forma emergencial e sem licitação.

Vírus zika em MTEm 2016, Mato Grosso notificou 1.853 casos suspeitos do vírus zika. No ano passado foram 6.568, mas esse número ainda podem sofrer alterações. Os dois municípios com maior suspeita de numero de casos em 2015 foram Várzea Grande (1,6 mil), na região metropolitana, e Cáceres (1,5 mil), a 220 km de Cuiabá.

Em 2016, Várzea Grande continua liderando o número de casos suspeitos do zika, com 349. Em segundo lugar vem Matupá, com 169.

Febre chikungunya em MTNeste ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, já são 96 suspeitas de casos de febre chikungunya no estado. No ano passado, foram 302, quantidade que pode ser maior por causa do atraso nas atualizações dos sistemas de informação dos municípios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.