Buscar

Cloroquina: estudo é suspenso por aumento de complicação cardíaca

Pacientes submetidos ao tratamento com altas doses do medicamento desenvolveram arritmia cardíaca, o que representa risco para os pacientes

Cb image default
Divulgação

Um pequeno estudo brasileiro foi interrompido precocemente por questões de segurança depois que pacientes com coronavírus submetidos ao tratamento com altas doses de cloroquina desenvolverem ritmo cardíaco irregular, o que aumenta o risco de uma arritmia cardíaca potencialmente fatal.

A cloroquina está intimamente relacionada a outro medicamento bastante utilizado, a hidroxicloroquina. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promoveu ambas as medicações com entusiasmo como potenciais tratamentos para o novo coronavírus, apesar das poucas evidências de que elas funcionam e das preocupações de algumas das principais autoridades de saúde americanas.

No mês passado, a agência que regulamenta medicamentos e alimentos nos Estados Unidos (FDA) concedeu aprovação de emergência para permitir que os hospitais usassem cloroquina e hidroxicloroquina do estoque nacional, se os ensaios clínicos não fossem viáveis. As empresas que fabricam os dois medicamentos aumentaram a produção.

O estudo brasileiro envolveu 81 pacientes hospitalizados na cidade de Manaus, no Amazonas, e foi financiado pelo governo estadual. No sábado (11/04), a pesquisa foi publicada no medRxiv, um servidor on-line que armazena artigos da área da saúde antes de serem revisados por outros pesquisadores.

Como as diretrizes brasileiras recomendam o uso de cloroquina em pacientes com coronavírus, os pesquisadores disseram que incluir um placebo no estudo – considerada a melhor maneira de avaliar um medicamento – era uma “impossibilidade”.

Apesar das limitações, infectologistas e especialistas em segurança de medicamentos disseram que o estudo forneceu mais evidências de que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar danos significativos a alguns pacientes, especificamente o risco de arritmia cardíaca fatal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.